Ouça a Rádio Ao Vivo

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, monitora neste domingo, 16 de junho, a situação em São Luiz Gonzaga, município gaúcho atingido por forte temporal no fim da noite de sábado (15). Pimenta entrou em contato com a Defesa Civil Nacional, com o prefeito da cidade, Sidney Brondani, e com a vereadora Ana Barros, para prestar auxílio aos moradores da região.

“Estou acompanhando desde de manhã cedo esse desastre, tormenta, temporal que atingiu São Luiz Gonzaga, onde cerca de 15 mil pessoas foram atingidas e pelo menos 1,2 mil casas acabaram destelhadas, em um fenômeno meteorológico que misturou chuva forte, granizo e vento muito forte. Nesse momento difícil que vive nosso estado, mais essa situação merece toda nossa atenção e acompanhamento. Já estou com cópia do decreto de emergência, já fiz contato com a Defesa Civil Nacional e o governo do presidente Lula, como sempre, vai estar presente, dando apoio e eu, particularmente, como ministro de Apoio à Reconstrução, 100% à disposição e presente para ajudar em tudo aquilo que for necessário”, ressaltou o ministro.

De acordo com a prefeitura de São Luiz Gonzaga, o município vai emitir ainda hoje novo decreto de situação de emergência em função da tempestade e dos prejuízos contabilizados. Partes da cidade seguem sem luz e há problemas no abastecimento de água em alguns pontos. Foram registrados prejuízos em pelo menos quatro escolas municipais. Os prédios da unidade básica de saúde do bairro Mário, da Secretaria Municipal de Saúde e do Museu Arqueológico do município também foram atingidos e apresentam danos em cobertura, janelas e outras partes da estrutura.

Estou acompanhando desde de manhã cedo a triste situação em São Luiz Gonzaga. Já estou com cópia do decreto de emergência, já fiz contato com a Defesa Civil Nacional e governo do presidente Lula, como sempre, vai estar presente dando apoio a São Luiz Gonzaga. Estamos à disposição… pic.twitter.com/xCbFEA6a0N— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) June 16, 2024

VISITAS — Desde que foi designado para assumir a Secretaria Extraordinária, em 15 de maio, e ajudar o governo estadual e as prefeituras na reconstrução do Rio Grande do Sul, Pimenta tem visitado diversas cidades para ouvir as demandas das comunidades e garantir que as ações federais atendam às necessidades dos gaúchos com presteza. No sábado, o ministro esteve em Palmeira das Missões e em Fontoura Xavier para encontrar-se com prefeitos e lideranças das regiões.

AÇÕES NO ESTADO — As iniciativas federais para auxiliar o Rio Grande do Sul já mobilizam R$ 85,7 bilhões desde 30 de abril. Na última semana, o ministro Pimenta apresentou, na Câmara dos Deputados, um balanço das ações do Governo Federal para mitigar os impactos das fortes chuvas e inundações que atingiram o estado. Entre as medidas mais recentes estão a liberação de crédito para empresas e o pagamento de dois salários mínimos para trabalhadores formais, com o objetivo de preservar empregos.

Fonte: Gov.br

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Sem capacete, meninas são flagradas pela GCM trafegando com moto

Situação e oposição fazem convenções no mesmo dia em Marataízes

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Ondas de calor e veranicos: Diferenças, impactos e cuidados

Veja a previsão do tempo de hoje (22/07/2024)

Fungos estão se adaptando ao calor corporal, diz estudo

Semana de início das Olimpíadas tem dia do escritor e avós

Pega em flagrante ameaçando pessoas, dupla armada é detida em Alegre