Embora o setor de rochas seja muito vinculado às exportações, as empresas de pedras naturais estão se voltando para a demanda nacional, mudando a dinâmica do setor e buscando equilibrar suas operações entre os mercados interno e externo.
A maior demanda do mercado interno, por exemplo, é por produtos acabados. Estima-se que o país conta com mais 1,2 mil variedades de pedras naturais e mais de 10 mil empresas do setor. Segundo dados, o mercado nacional absorve grande fatia das pedras ornamentais brasileiras, cerca de 2/3 da produção nacional, e é responsável por um faturamento aproximado de duas vezes maior que o registrado nas exportações.
Pensando em Espírito Santo, 53% do faturamento das empresas capixabas já vem do mercado interno. E uma pesquisa exclusiva da Futura de 2023 mostrou que 75% dos empresários estão otimistas com as perspectivas para as vendas dentro do território nacional.
Esse olhar para dentro também poderá ser conferido na Cachoeiro Stone Fair, uma das principais e mais tradicionais feiras do setor de pedras naturais do Brasil, que é mais voltada para o público interno e conhecida por reunir marmoristas de todo o país.
O evento, que está em sua 35ª edição e traz como tema “Há 35 anos à frente”, ocorrerá de 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, e promete ser um grande catalisador de negócios.
Serão cerca de 200 marcas expositoras, apresentando toda a cadeia produtiva, desde a extração até o beneficiamento das pedras. “As feiras sempre são um momento de beleza, de vitrine, de expor aquilo que se tem de melhor. Nós fazemos questão de estar na Cachoeiro Stone Fair para encontrar com os nossos clientes e potenciais clientes. É um sentimento de muito orgulho, como cachoeirense e como uma pessoa de dentro do setor de rochas, fazer parte desse evento”, contou Madson Hora, proprietário da Margramar.
Voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores, a feira já abriu seu credenciamento, que é exclusivamente online, pelo site www.cachoeirostonefair.com.br.
“Toda integração que o evento fomenta contribui diretamente para o crescimento do setor, inclusive estimulando a evolução do mercado, promovendo desde a troca de conhecimentos até o desenvolvimento tecnológico. Carinhosamente chamada de ‘A feira de Cachoeiro’, a Cachoeiro Stone Fair fortalece a economia local, atrai investimentos e realça o Espírito Santo como polo estratégico na produção e comercialização setorial”, afirmou Ed Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas).
Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira, destaca que o evento “traz inovações a cada edição, proporcionando uma experiência diferenciada, além de programações inéditas e exclusivas aos visitantes, gerando insights sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas na indústria de pedras naturais”.
Espera-se que o evento atraia 18 mil visitantes, incluindo compradores qualificados de mais de 600 cidades brasileiras e de 28 países, promovendo networking, contribuindo para o turismo de negócios e aquecendo o setor de comércio e serviços na região, conhecida como “a capital mundial do mármore”.
Fonte: https://www.jornalfato.com.br/economia/empresas-de-pedra-apostam-em-expansao-dentro-do-pais,445107.jhtml