Ouça a Rádio Ao Vivo

Governador inaugura escola técnica de Vargem Alta

Marcos Leão

Um dos cartões-postais do município de Vargem Alta, a centenária estrutura do colégio Salesiano, na localidade de Boa Esperança, foi transformada pelo Governo do Espírito Santo (que a desapropriou ao custo de R$ 3,4 milhões, em 2013) em Centro Estadual de Educação Técnica (CEET).  

As aulas, enfim, começaram na última quinta-feira (01) para a primeira turma, do curso de Cooperativismo Digital, com 30 alunos. 

O CEET leva o nome de Giuseppe Altoé, doador do terreno para que a Congregação Salesiana, da Igreja Católica, construísse uma escola de padres na década de 1920.

O governador Renato Casagrande inaugurou a unidade na manhã de hoje (06). E comemorou, junto com a comunidade, o resgate do patrimônio histórico e Cultural de Vargem Alta, “símbolo da região”, que ficou por muitos anos desativado.

Casagrande anunciou investimento total de mais de R$ 20 milhões para a conclusão da reforma do centenário prédio. O projeto está pronto e contempla o segundo e o terceiro andar, estacionamento central e paisagismo, além de cozinha industrial, refeitório e laboratório para o curso técnico de Agroecologia.   

Em março começam as aulas de quatro cursos de extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e dos cursos profissionalizantes do projeto Qualificar ES, segundo o diretor do CEET “Giuseppe Altoé”, Fábio Scaramussa. 

Ainda haverá, informa o diretor, projeção da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que tem cursos de especialização, extensão e graduação. 

Quando estiver tudo pronto, o CEET de Vargem Alta deve atender cerca de 300 alunos apenas nos cursos técnicos e de qualificação profissional.

O empreendimento é um antigo pleito da população local, para que o rico legado educacional do icônico Salesiano fosse preservado.

Comitiva

Participaram da solenidade nesta terça-feira em Boa Esperança, entre outras autoridades, o prefeito de Vargem Alta, Eliezer Rebelo; os deputados estaduais Bruno Resende, Tyago Hoffmann, Vandinho Leite; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Dietrich Kaschner; o comandante da PM na região sul capixaba, coronel Fabrício Martins; além do vereador e ex-prefeito de Vargem Alta João Bosco Dias, um dos principais incentivadores da reutilização da histórica estrutura para a educação.

Representando a Igreja Católica estava o bispo de Cachoeiro, dom Luiz Fernando Lisboa, e ninguém menos do que o ex-diretor do colégio Salesiano dom Décio Sossai Zandonade, bispo emérito de Colatina.

Não faltaram também muitos componentes da atuante associação de ex-alunos, que acompanha de perto o projeto. E ainda membros da família do benfeitor Giuseppe Altoé.  

Castelo

Antes, no início da manhã, Renato Casagrande ainda inaugurou, em Castelo, o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Emílio Nemer.

O local está prestes a celebrar 65 anos como instituição educacional. Em 1978, o governo estadual assumiu a gestão da unidade, que passou a ser denominada Escola de 2º Grau Emílio Nemer, momento em que se iniciaram os cursos profissionalizantes, como o de Técnico em Contabilidade e o Curso Normal. 

No início dos anos 2000, a unidade transformou-se em escola de Ensino Médio. Já no final de 2021, o Centro Estadual de Educação Técnica seria oficialmente estabelecido, reintroduzindo a oferta dos cursos técnicos para a população de Castelo, resgatando as origens da instituição.

“Quando foi criado, a Emílio Nemer era uma escola de formação técnica e agora voltamos com a sua essência”, discursou o governador. 

O CEET de Castelo oferece Contabilidade e Internet das Coisas e também vai ter cursos do Qualificar ES. 

“Os centros técnicos têm um papel fundamental na democratização do acesso à educação e ao conhecimento. Ao disponibilizar cursos e treinamentos em diversas áreas, esses espaços permitem que moradores das regiões obtenham formação profissional e desenvolvam habilidades técnicas essenciais para o mundo do trabalho”, declara a subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Solange Batista.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte