Ouça a Rádio Ao Vivo

Entenda o motivo da exoneração de Fayda Belo da Prefeitura de Cachoeiro

Candidata a prefeita nas últimas eleições, a advogada Fayda Belo mudou desde então. Com vídeos curtos nas redes sociais, em que trata de casos concretos ou conceituais sobre direitos relativos a gênero e raça, conquistou projeção que faz sua voz ecoar em nível nacional.

Tal desempenho tem lhe imposto agenda igualmente ampla, com compromissos por todo o país. Diante desta realidade, ela decidiu pedir demissão (veja a carta mais abaixo) do cargo de coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Política para as Mulheres, que exercia até ontem (29) na Prefeitura de Cachoeiro. A exoneração foi publicada hoje (1) no Diário Oficial do Município.

“A demanda das minhas outras frentes em prol da mulheres em nível nacional aumentou, e em virtude disso vou precisar me mudar de Cachoeiro”, diz ela, que faz as malas rumo a Vitória, capital do Espírito Santo, onde terá a mobilidade facilitada.  

“Pretendo ir para Vitória. Porque o que eu preciso é de um lugar que tenha aeroporto. Estava muito exaustivo esse negócio de estrada. E perdi muitas oportunidades por não estar na capital”, explica.

Ela não pretende mais disputar mandatos eletivos e, curiosamente, ao decidir se afastar da política eleitoral, foi que encontrou condições para influenciar diretamente muito além dos limites territoriais de Cachoeiro ou mesmo do Espírito Santo.


“Quando parei de dar confiança para esse lance de política e foquei no que eu estudei foi que as coisas começaram a mudar. As pessoas ficam me perguntando se eu pretendo concorrer esse ano. Eu disse que a minha política agora é feita de outra maneira e de uma maneira que tem dado melhor resultado para as causas que eu defendo”, avalia.


Segundo ela, a projeção que alcançou tem a ajudado a ter voz para indicar as políticas públicas no âmbito municipal, estadual, federal e nas organizações. “Entendo que estou cumprindo minha missão, meu legado em prol das mulheres e dos grupos minorizados até melhor do que se estivesse em um mandato eletivo”, reforça.

Fayda Belo se tornou um fenômeno na redes sociais. Reúne mais de 2 milhões de seguidores, 1,8 milhão apenas no TikTok -onde soma quase 33 milhões de curtidas e vídeos virais – além de outros 385 mil no Instagram.

Por conta disso, tem sido consultada pelos maiores veículos de comunicação do país e participado dos mais representativos eventos relacionados a seu trabalho. É especializada em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios, e pós-graduada em penal e processo penal.

Deve se mudar para Vitória em busca de um aeroporto que possibilite a ela voos ainda mais altos.

Alguém duvida?

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper