Ouça a Rádio Ao Vivo

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

As famílias que ergueram cerca de 100 barracas ao longo de uma via pública, na zona rural de Mimoso do Sul, desocuparam a área nesta quinta-feira, após a chegada de 45 militares.

O efetivo contou com 19 militares do Batalhaõ de Missões Especiais (BME), 5 militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), 8 do Copro de Bombeiros, 7 da Força Tática da 15ª Cia Independente e 6 da 15ª Cia Independente.

“O efetivo foi grande porque não sabíamos quantos invasores estariam no local durante o cumprimento do mandado de reintegração e nem como estariam os ânimos dos ocupantes do local. Mas foi tudo tranquilo. Eles foram avisados com antecedência pela Justiça e pelo poder público que haveria a reintegração da via pública, para dar tempo de quem quisesse se retirar de forma pacífica”, informou o major Cavatti, que comanda a 15ª Cia Independente.

Cavatti explicou que a operação foi planejada pelo Comando de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE) e executada pelos diversos militares em apoio para outras demandas como condução de possíveis detidos, ocorrências de trânsito, apreensão de animais silvestres ou crimes ambientais. Os bombeiros prestariam socorro a vítimas e combate a incêndios, caso ocorressem.

A Prefeitura de Mimoso do Sul enviou uma equipe da Secretaria de Obras para fazer a retirada dos barracos e limpeza do local. O CRAS e Conselho Tutelar também estiveram presentes para atender as questões sociais das famílias.

De acordo com o major Cavatti, uma oficiala de Justiça e o capitão do BME conversaram com o líder do acampamento e todos resolveram sair sem confrontos ou animosidades.

“A princípio o objetivo era chamar a atenção do Incra para acelerar a distribuição de terras para os cidadãos que tem cadastro naquele órgão e aguardam a bastante tempo a doação das propriedades rurais. Mas chegou ao nosso conhecimento que tiveram novas pessoas cadastradas durante esse período de ocupação irregular”, disse o major.

Fotos: 15ª Cia Independente da Polícia Militar

fonte original do diaadiaes.com.br

Confira mais Notícias

Aline Lema é vice-campeã de duplas no RJ

Jibóia é resgatada de área de lazer em Vargem Alta

Secretaria de Esporte irá orientar atletas para Corrida de São Pedro

Cachoeiro: cota única do IPTU vence nesta segunda-feira (15)

Imagens e Objetos Sacros permanecem intactos após enchente no Sul do ES

Mimoso: Governador comenta sobre causas da enchente e medidas de contenção

II Festival Velho Bandido celebra Sérgio Sampaio sábado

Divulgado mapeamento das áreas afetadas por inundação em Mimoso do Sul