Ouça a Rádio Ao Vivo

Rede municipal de educação de Cachoeiro avança na meta IDEB/ES

Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro alcançou avanços significativos no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo 2023 (IDEB/ES)

Os resultados foram publicados recentemente e são fruto de uma parceria da Seme com a Secretaria Estadual de Educação e com o Programa Educar Pra Valer, que objetiva avançar nos resultados e recompor as aprendizagens, que foram prejudicadas, em virtude da pandemia Covid-1.

Nas turmas de 2º ano, em Língua Portuguesa e Matemática, a rede atingiu 2.3 em 2022 e 3.3, em 2023, tendo como meta atingir 3.7 neste ano de 2024.

Já nas turmas de 5º ano, nas mesmas disciplinas, a rede atingiu 2.9 em 2022 e 3.7, em 2023. A meta para 2024 é atingir 3.9.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), um programa de colaboração entre Estado e Municípios, contribuiu para o bom resultado com materiais didáticos e acompanhamento, por meio de avaliações de monitoramento e fluência.

O Educar pra Valer, que realiza um diagnóstico junto às administrações locais para a construção de um plano de ação com foco na aprendizagem dos estudantes, a fim de apoiar a rede na implementação de boas práticas de gestão, realizou ações visando assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Índice de Desenvolvimento da Educação básica do Espírito Santo (IDEB/ES)

O IDEB/ES possui os mesmos componentes que o Ideb, visto que também é formado pela combinação de fluxo e proficiência. Contudo, o cálculo é obtido por meio do Paebes. Dessa forma, o Ideb/ES pode ser obtido anualmente, por todas as escolas.

Em seu cálculo, O IDEB/ES é usa como base em um profundo processo de discussão que visa entender o cenário atual em que a rede se encontra: dificuldades, potencialidades e oportunidades de melhoria. Esses parâmetros traduzem as expectativas da Secretaria no que se refere a melhores resultados de aprendizagem, refletindo seu posicionamento estratégico.

“Estamos felizes com os avanços alcançados na educação de Cachoeiro, as parcerias e as formações profissionais têm sido fundamentais nesse processo de fortalecimento da aprendizagem dos nossos estudantes. Seguiremos comprometidos em promover uma educação de qualidade e equitativa para todos”, comenta a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Campanha em Marechal Floriano arrecada duas carretas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Polícia Militar inicia Operação Colheita nos municípios das montanhas

Garantia de preço mínimo melhora renda de extrativistas de juçara no Espírito Santo

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

https://culturafmcastelo.com.br/mega-sena-sorteia-nesta-quinta-feira-premio-acumulado-em-r-25-milhoes/

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda estará no Monte Cristo no sábado

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro