Ouça a Rádio Ao Vivo

Câmara celebra emancipação com acessibilidade em prática

Marcelo Mothé

“É uma utopia que virou realidade. Hoje temos motivos para comemorar a verdadeira emancipação”, declarou Ricardo Ferraz, pioneiro ativista no município da causa das pessoas com deficiência, na tarde desta quinta-feira (02), durante sessão solene na câmara de vereadores local para a entrega de homenagens alusivas aos 157 anos de emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim.

E que marcou a inauguração de obras de acessibilidade no Edifício Comendador Juarez Tavares Matta, sede do Poder Legislativo Municipal.    

A principal delas, o elevador panorâmico que leva o nome do cartunista premiado internacionalmente.

Citando o direito de ir e vir, conferido pela Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU, Ferraz lembrou de quando fez o desenho que inspirou o equipamento, há vários anos.

“Falar de acesso nesse prédio cheio de escadas era uma tarefa impossível. Diziam que só tinha jeito se mudasse de endereço… eu fiz o desenho e apresentei… finalmente, a atual legislatura bateu o martelo”, explanou o cartunista, membro da organização Mova-se.

Ferraz, que não cansou de dizer que a Casa só seria verdadeiramente cidadã quando todos tivessem acesso a ela, celebrou: “estou vivo e presenciando esta alegria, junto com todos nós que semeamos, lutamos e queremos a inclusão social. E seguimos quebrando paradigmas e preconceitos em busca de uma sociedade mais justa”.  

Melhorias

O Elevador Panorâmico Cartunista Ricardo Ferraz é uma antiga reivindicação de movimentos sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a ONG Mova-se.

O equipamento permite aos cidadãos com deficiência, cadeirantes ou que tenham mobilidade reduzida chegar à portaria do prédio a partir da Praça Jerônimo Monteiro, com segurança e comodidade, segundo o presidente da Câmara Municipal, Brás Zagotto.

“Acompanho essa luta há várias décadas e é um orgulho estar aqui, hoje, como presidente do Poder Legislativo. Posso dizer que esta data passa a ser um marco na história da defesa e conquista dos direitos das pessoas com deficiência em Cachoeiro”, discursou o vereador.

Além do elevador, foram instalados na sede da Câmara calçadas com piso tátil, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tribuna acessível, assentos preferenciais e demarcação de local específico para cadeiras de rodas. Também foi construída nova estrutura para saída de emergência, feita a reestruturação e reforma total do 2º e 3º andares e a instalação de proteção contra incêndio.

Evento

O plenário da Câmara Municipal estava completamente lotado na tarde de hoje.

Além dos vereadores e de representantes de entidades que militam pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a solenidade contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do deputado estadual Allan Ferreira, e do ex-prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, que representou o governo capixaba.

O evento, que estava programado para o dia 25 de março, data da emancipação política de Cachoeiro, foi adiado em decorrência das fortes chuvas que provocaram enchentes em municípios do Sul do Estado.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Campanha em Marechal Floriano arrecada duas carretas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Polícia Militar inicia Operação Colheita nos municípios das montanhas

Garantia de preço mínimo melhora renda de extrativistas de juçara no Espírito Santo

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

https://culturafmcastelo.com.br/mega-sena-sorteia-nesta-quinta-feira-premio-acumulado-em-r-25-milhoes/

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda estará no Monte Cristo no sábado

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro