Cervejaria Altezza, em Venda Nova – divulgação
O interior do Espírito Santo recebeu um importante reforço em eletrificação rural, no ano de 2023, com investimentos de recursos estaduais, divulga o governo capixaba.
A informação é de que, ao todo, foram instalados cerca de 70 quilômetros de extensão de redes trifásicas distribuídos por nove comunidades capixabas dentro das ações do Programa Energia Mais Produtiva.
O objetivo é promover a eficiência energética no meio rural, aumentando a capacidade produtiva do agronegócio capixaba, através da conversão de sistemas monofásicos para trifásicos. Jerônimo Monteiro, Alegre, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante estão entre os municípios contemplados.
As obras são fruto do trabalho da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e para a sua conclusão foram investidos mais de R$ 7,1 milhões. Esse reforço na rede elétrica é destinado a localidades com produtores que atuam de forma coletiva, principalmente organizados em associações ou cooperativas.
A tecnificação da cafeicultura, da pecuária de leite e a diversificação das atividades agrícolas proporcionada pela fruticultura e pela olericultura, além do desenvolvimento das agroindústrias, novos empreendimentos e a modernização de outras atividades no campo são fatos marcantes no Espírito Santo.
O que exige reforço de rede elétrica nas propriedades rurais capixabas, especialmente as de base familiar, pois possibilita a ampliação de renda e dinamiza os processos produtivos.
Além disso, como explicou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a prioridade é dar atenção aos agricultores de base familiar.
“Com a rede trifásica, os trabalhadores das lavouras e das agroindústrias poderão utilizar diversos equipamentos – como secadores, despolpadores e refrigeradores – para impulsionar a produtividade e também melhorar a qualidade dos produtos agrícolas capixabas”, afirma Bergoli.
Empreendedor de uma das regiões beneficiadas com a instalação da energia trifásica, Ângelo Rigo, proprietário da Cervejaria Altezza, em Venda Nova do Imigrante, comentou que a energia rural que existia já não atendia à demanda dos moradores e empreendedores da região.
“A chegada da energia trifásica trouxe tranquilidade para nossa comunidade e em especial para nós, oportunizando a continuidade do nosso negócio. A energia rural não atendia mais a nossa demanda devido à variação normal desse tipo de rede. Tivemos muitos prejuízos com a queima de equipamento e hoje agradeço aos esforços do Governo do Estado por mais esse equipamento que veio para viabilizar a criação da nossa Rota dos Lagos. Muito obrigada a todos”, ressaltou Ângelo.
Energia Mais Produtiva
O projeto Energia Mais Produtiva, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, tem o propósito de melhorar a oferta de energia elétrica (especificamente energia trifásica) para fins de produção agrícola e agregação de valor aos produtos agropecuários das comunidades rurais capixabas.
O objetivo geral do projeto é promover eficiência energética no meio rural, capaz de aumentar a capacidade produtiva do agronegócio capixaba, por meio da conversão de sistemas monofásicos para trifásico, substituição de centros de transformações de baixa para alta tensão e reforço nas linhas tronco.
fonte original do Jornal Fato