Cachoeiro de Itapemirim se prepara para receber o VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, que promete agitar a cena cultural da cidade. O evento, que acontecerá entre os dias 15 e 29 de junho, trará uma série de performances teatrais em diferentes espaços públicos e culturais, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura.
O festival contará com a participação de diversos grupos de teatro do Espírito Santo, incluindo o Grupo Anônimos de Teatro de Cachoeiro, o Grupo Estação 13 de Teatro de Alegre, o Grupo Corsários de Vitória, e a Cia. Teatro Urgente de Vila Velha, entre outros. As apresentações são gratuitas e têm classificação livre.
Além das leituras dramáticas, o festival também marcará o lançamento de publicações importantes para a cena literária local, como “Secreta Luz” do Coletivo Secreta Luz. Essas iniciativas refletem o objetivo do festival de não apenas entreter, mas também contribuir para o desenvolvimento e a valorização da produção artística regional.
Outra novidade são os 50 QR Codes que estarão espalhados pela cidade. Através de um celular, qualquer pessoa pode acessar os vídeos feitos pelos 8 grupos participantes, feitos especialmente para o festival. São leituras dramáticas de até um minuto. Todos os textos são de autores capixabas.
O Festival de Leituras Dramáticas Capixabas é realizado pelo Grupo Anônimos de Teatro e sua sétima edição é feita com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de Incentivo à Leitura 2022 da Secretaria da Cultura (Secult).
Faço no tempo soar minha sílaba
Perguntado sobre o tema do Festival, o organizador Luiz Carlos Cardoso, ator e diretor do Grupo Anônimos de Teatro, explica que a frase da música “Muito Romântico”, de Caetano Veloso, diz muito sobre o que o Festival se propõe. “Nunca foi tão necessário afirmar discursos, reafirmar certezas para uma sociedade mais justa, mais passível de diálogo e entendimento. É um diálogo do hoje com o futuro”.
A programação completa do VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas é a seguinte:
15 de junho – sábado
– 19 horas – Casa dos Braga (Centro)
Anônimos – Grupo Anônimos de Teatro (Cachoeiro)
21 de junho – sexta
10 horas – Escadaria do Mural Luz del Fuego (Centro)
AmorS – Grupo Estação 13 de Teatro (Alegre)
14 horas – Ponte Municipal (Centro)
O Cálice – Grupo Corsários (Vitória)
22 de junho – sábado
12 horas – Calçada da US da Mulher Casa Rosa (Centro)
Tangerina – Lorena Lima (Vila Velha)
19 horas – Casa Carmô (Bairro Independência)
Luz às Mulheres – Surto Cênico (Cachoeiro)
28 de junho – sexta
14 horas – Praça Jerônimo Monteiro (Centro)
…não sei, apenas penso… – Dual de Teatro (Viana)
16 horas – Praça Jerônimo Monteiro (Centro)
Metrópolis – Cia. Teatro Urgente (Vila Velha)
29 de junho – sábado
19 horas – Casa da Memória (Centro)
O Evangelho Segundo a Moqueca Capixaba: A Revolta dos Abaporus – Cia. Nós de Teatro (Cachoeiro)
Lançamento das publicações:
– Secreta Luz / Coletivo Secreta Luz
– A construção histórica do racismo e a luta antirracista / Luciene Carla Corrêa Francelino
– Samples / Sávio Lopes
– Azul da Prússia / Olívia Avelar
Estande do Sebo Overdoses com publicações diversas.
Fonte e foto: Governo ES
fonte original do Montanhas Capixabas