Ouça a Rádio Ao Vivo

Venda Nova intensifica ações contra a dengue

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está intensificando suas ações no combate à proliferação do mosquito da dengue, e mais uma iniciativa está marcada para a próxima terça-feira (06). Dentro da campanha “Nossa Venda Nova: VNI contra a dengue”, a ação consistirá no recolhimento de entulho nos bairros São Miguel e Bananeiras a partir das 8 horas.

Para o sucesso da coleta, os moradores são orientados desde já a colocar os entulhos de forma organizada nas calçadas. O procedimento será estendido nos bairros com maior incidência de dengue, e a organização das coletas em cada localidade está em andamento, contando com a parceria das secretarias de Obras e Saúde.

Nos bairros Providência e Santo Antônio da Serra, o mutirão teve início ontem e continuará hoje. A ação preventiva visa conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, proporcionando um ambiente mais seguro para a comunidade.

O início da mobilização ocorreu no último dia 19. Agentes de endemias e comunitários de saúde passaram de casa em casa para orientar a população do bairro Vila Betânea, que apresenta o maior número de casos da doença na cidade. O resultado desse esforço foi um mutirão de recolhimento de entulho, no último dia 23,  no qual 23 viagens de caminhão truck da prefeitura foram necessárias para retirar cerca de 115 toneladas de materiais.

É alarmante o aumento dos casos de dengue no município, levando Venda Nova do Imigrante a entrar na classificação Amarela. Em 2023, foram registrados 171 casos da doença, enquanto em 2022 havia apenas sete. Até 29 de janeiro deste ano, já foram notificados dois casos.

A Secretaria de Saúde, por meio da vigilância em saúde, adotou medidas proativas, promovendo uma capacitação prévia para enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de controle de endemias (ACEs). O treinamento, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), abordou o manejo clínico da dengue para profissionais da saúde e forneceu orientações específicas para serem repassadas à população.

Essa capacitação ocorreu antes do início das atividades em campo, evidenciando o comprometimento da administração municipal em enfrentar a situação de maneira abrangente e eficaz. A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso dessas ações, visando a proteção da saúde de todos os cidadãos de Venda Nova do Imigrante.

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

fonte fmz

Confira mais Notícias

Fiscalização eletrônica de velocidade é restabelecida aos poucos

Após perseguição, foragido é capturado em Alegre

Dia do Policial Civil é ‘comemorado’ com prisão e apreensões em Guaçuí

Carreta tomba na BR-101 em Mimoso do Sul

Morre Mazinho Schwambach, colunista social de Domingos Martins e região

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete