Carnaval de 1985, desfile da Mocidade Independente — Foto: Luiz Pinto
Em 1984, ano de inauguração do Sambódromo, os dirigentes das dez principais escolas de samba do Rio de Janeiro decidiram criar um meio independente de administração do Carnaval. Assim, separaram-se da AESCRJ (Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro) e fundaram uma organização própria, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), que passou a coordenar os desfiles a partir de 1985.
As escolas fundadoras da nova organização foram: Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Caprichosos de Pilares, Estação Primeira de Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, União da Ilha do Governador e Unidos de Vila Isabel.
Desde 1985, as escolas mais premiadas são: Beija-Flor de Nilópolis (9), Imperatriz Leopoldinense (7), Estação Primeira de Mangueira (6), Mocidade Independente de Padre Miguel (4), Unidos da Tijuca (3), Unidos de Vila Isabel (3), Acadêmicos do Salgueiro (2), Unidos do Viradouro (2), Portela (1), Acadêmicos do Grande Rio (1) e Estácio (1).
Veja fotos de todos os desfiles vencedores desde 1985:
Veja fotos de todas escolas premiadas:
fonte oglobo.globo.com