Termina no próximo dia 30 de junho o prazo para fazer a atualização cadastral de rebanho no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O procedimento é obrigatório e deve ser realizado por criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, animais aquáticos e abelhas.
Como fazer
A atualização cadastral é gratuita e deve ser feita on-line, pelo Siapec: https://idaf.es.gov.br/siapec. Os produtores que ainda não têm login e senha no sistema devem procurar a unidade do Idaf em seu município, levando documentação pessoal. Para a atualização no local, deverão preencher um formulário específico.
O diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, reforça a convocação para que todos os criadores de animais estejam em dia com o procedimento. “Esta é uma das etapas que integram as diversas exigências sanitárias que precisamos cumprir para avançarmos no reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Contamos com o comprometimento de todos para que, assim, possamos possibilitar a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Monteiro.
De acordo com médico-veterinário José Dias Porto Júnior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, a atualização cadastral substitui as etapas de vacinação contra febre aftosa e intensifica o controle e a prevenção de doenças. “É fundamental, sobretudo neste momento após a retirada da vacinação, que sejam efetivadas ações de fortalecimento do sistema de vigilância estadual para manter o Estado livre de enfermidades e cumprir os compromissos previstos no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA)”, explicou Porto Júnior.
Penalidades
Em caso de não atualização cadastral dentro do prazo, a propriedade é considerada inadimplente e fica impedida de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho.
Fonte e foto: Idaf
fonte original do Montanhas Capixabas