Ouça a Rádio Ao Vivo

Trinta restaurantes cachoeirenses ingressam em 2024 com 5 estrelas

 Divulgação

Comprovando a qualidade do serviço que prestam aos fregueses, trinta restaurantes de Cachoeiro de Itapemirim ingressam no ano de 2024 com a classificação máxima conferida pela Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal. 

Clique aqui para conferir quais são os estabelecimentos cinco estrelas cachoeirenses, assim como os dados completos da avaliação.

O resultado da última classificação do órgão, abrangendo 104 restaurantes do município, saiu em meados de dezembro. As vistorias dos fiscais da Vigilância Sanitária ocorreram entre agosto e novembro de 2023.

Após a avaliação de uma série de requisitos, os estabelecimentos vistoriados recebem classificação entre uma a cinco estrelas. 

Os itens observados incluem a estrutura física, higiene de funcionários que manipulam os alimentos, local e vestimentas, condição de armazenamento, procedência da matéria-prima e utensílios utilizados, como talheres e maquinários, por exemplo.

E dos 104 restaurantes avaliados, somente o cinco estrelas Spoleto Cachoeiro, administrado pelo empresário Fabrício Coelho de Carvalho, obteve 100% de aproveitamento no cumprimento dos requisitos determinados pelo Código Sanitário da cidade. Fabrício comemora a nota perfeita, “resultado do esforço, dedicação e profissionalismo de toda a equipe Spoleto”.  

A classificação por estrelas é realizada anualmente, com base no cumprimento dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde. 

Gerente de Fiscalização Sanitária, Cyntia Zucolotto Barros explica que os locais onde são detectadas inadequações sanitárias recebem notificações e um prazo de 60 dias para as devidas correções. Em caso de não cumprimento, pode haver autuação ou, até mesmo, a interdição.

Os restaurantes avaliados recebem os certificados com a sua respectiva classificação (uma a duas estrelas, são considerados deficientes; três e quatro, razoáveis, e os com cinco, ótimos), que devem ser afixados, obrigatoriamente, em locais visíveis para o consumidor.

“A classificação desempenha um papel crucial, pois não apenas evidencia a busca constante por excelência e aprimoramento nos estabelecimentos fiscalizados, mas também assegura aos consumidores a qualidade e higiene dos produtos disponíveis no local. Além disso, a garantia sanitária possibilita uma avaliação criteriosa dos locais que frequentamos ou planejamos frequentar, proporcionando uma maior confiança na escolha de estabelecimentos”, declarou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte