Ouça a Rádio Ao Vivo

Sul do ES: Iema e Polícia Ambiental apreendem aves silvestres e exóticas

Divulgação

Apreensão de 51 aves da espécie Saltator similis, popularmente conhecida como trinca-ferro, além de 21 Ring Necks, pássaro exótico, também conhecido como periquito-de-colar. Aves que estão na lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção no Espírito Santo, conforme o Decreto Estadual nº 5.237-R/2022.

É o resultado de recente operação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) no Sul do Espírito Santo.

Identificados, os responsáveis foram autuados. A fiscalização ocorreu nos municípios de Ibitirama e Irupi.   

Os pássaros passaram pelo Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras) do Iema, em Cariacica. E foram levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, onde recebem os devidos cuidados.

“A criação de aves ilegais gera pressão sobre os ambientes naturais, causando extinção de espécies nativas. Ao adquirir uma ave ilegal, as pessoas incentivam traficantes de aves a retirarem cada vez mais da natureza, diminuindo a ocorrência de forma natural e contribuindo para a extinção desses animais”, alerta Marília Bautz, da Coordenação de Fauna do Iema.

Para ter posse regular de um pássaro, o interessado pode adquirir um animal por meio de criadouro ou empreendimento comercial legalizado, que deve ser acompanhado de nota fiscal e certificado de origem quando couber. Ou pode ser criadouro amadorista passeriforme devidamente homologado no Iema, por meio do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). 

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte