Foto: Marcos Leão
Uma iniciativa que faz a diferença na vida de muitos pacientes desprovidos de recursos, realizada em consonância com um dos princípios do cooperativismo, que prega o interesse pela comunidade, em um esforço de colaboração e solidariedade.
A cooperativa de crédito Sicoob Sul entregou na manhã desta terça-feira (30), à Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim, 5,2 mil latas de suplemento alimentar.
A iniciativa em prol das pessoas carentes amparadas pela entidade cachoeirense, já na oitava edição, compreende atividade do Sicoob Sul relacionada ao Dia C de Cooperar, realizado na data na qual o cooperativismo é celebrado, sempre no primeiro sábado de julho.
“Esta é uma ação voluntária do nosso quadro social e de nossos colaboradores, que fazem o trabalho de captação para a Casa de Apoio daqui, que atende toda a região Sul do Estado. Gostaria de agradecer aos nossos colaboradores e aos cooperados, que doaram os suplementos”, declara o presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira.
A cooperativa de crédito, segundo Moreira, com a entrega realizada em Cachoeiro, está doando no total mais de nove mil latas de suplemento, levando em conta outras cidades onde opera agências. O que inclui, nesta edição, municípios do Rio de Janeiro, como Campos dos Goytacazes, Macaé e Nova Iguaçu, por exemplo, e representa um valor aproximado de R$ 1 milhão.
Presidente da Casa de Apoio cachoeirense, a médica Sabina Bandeira Aleixo revela que quando a entidade começou a funcionar, há 20 anos, era percebido déficit nutricional nos pacientes oncológicos atendidos. Agora, a Casa de Apoio conta com o auxílio de nutricionista, inclusive.
A entidade atende pessoas oriundas de 26 municípios sulinos, atualmente. E até mesmo de outros pontos do Espírito Santo, em tratamento no Hospital Evangélico local (HECI), referência em oncologia na região. Sabina, portanto, comemora o expressivo volume da doação do Sicoob Sul. “Estamos muito felizes, pois superou as expectativas”.
Solidariedade e amor ao próximo têm sido os pilares da Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro. Por meio das doações de pessoas e empresas sensibilizadas com a causa, a entidade consegue ajudar há duas décadas portadores de câncer que estão realizando tratamento no município e seus familiares.
Como é o caso de dona Deusolina Dias, de 75 anos de idade, de Rio Novo do Sul, que há nove meses se trata no HECI e recebe amparo da Casa de Apoio local, quando está em Cachoeiro.
“A doação do suplemento é fundamental. Em alguns casos, é a única forma de a pessoa conseguir se alimentar. Há pacientes que utilizam sonda e só pode ser usado o suplemento como forma de alimentação. Mas é muito caro, temos que ofertar uma complementação, sem a sensibilização dos associados do Sicoob da importância do suplemento isso não seria possível. A manutenção diária desse alimento não é fácil”, expõe a presidente da Casa de Apoio.
“Eu falo que essa lata – além de ter vitaminas, proteínas, para que a pessoa possa fazer o tratamento – está recheada de esperança para que ela consiga enfrentar o câncer”, conclui Sabina Bandeira Aleixo.
Evento
Participaram da solenidade de entrega dos produtos na manhã de hoje, na sede da entidade (Rua Pedro Quinelato, bairro Ferroviários), membros da diretoria do Sicoob Sul e de colaboradores da cooperativa; equipe da Casa de Apoio; o primeiro tesoureiro da entidade, o médico José Zago Polido; além do presidente do Hospital Materno Infantil “Francisco de Assis” (Hifa), Winston Roberto Machado.
fonte original do Jornal Fato