Ouça a Rádio Ao Vivo

Restauração de museu ferroviário deve começar na próxima semana

Tharsis Furtunato

Um dos ícones histórico-culturais de Cachoeiro de Itapemirim, a antiga estação que abriga o Museu Ferroviário Domingos Lage deve começar a ser restaurada na próxima semana.

A ordem de serviço para a obra, que está prevista para ser concluída em 12 meses, foi assinada pelo prefeito Victor Coelho no fim da tarde desta segunda-feira (18).

O custo do empreendimento é de pouco mais de R$ 1,1 milhão. A maior parte dos recursos é proveniente de convênio com o Governo do Espírito Santo.

A centenária edificação que abrigou a estação ferroviária do município, cujo papel foi imprescindível no desenvolvimento de toda a região, vai passar por total reparo estrutural, abrangendo telhado, piso, madeiras, banheiros, calçada, entre outros quesitos. O projeto também contempla a acessibilidade, prevê a instalação de plataforma elevatória e construção de banheiro adaptado.

O engenheiro responsável é Lucas Lopes Menicucci, sócio da construtora que venceu a licitação. E a arquiteta, Thayná Furtunato, mestre em Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia.

Engenheiro e arquiteta responsáveis

Fernanda Martins, secretária de Cultura, lembra que “o museu ferroviário é o coração da cidade desde 1903, quando passou a ser importante para a economia do Estado. O museu guarda a história da vida de Cachoeiro. Cada vez que reformamos os equipamentos culturais salvamos a nossa cultura, a alma do nosso povo”.

Titular da Secretaria Municipal de Obras , Lorena Vasques comemora: “hoje é mais um dia de festa, dia que realizamos um sonho de anos, isso foi possível porque houve persistência. E representa um resgate do centro de Cachoeiro”.

O prefeito Victor Coelho explica que a obra é parte do projeto de revitalização do coração da cidade, que também engloba a Praça Jerônimo Monteiro, o mercado e a ponte municipal.

Ele revela que há planos de, no futuro, ser criado um ponto turístico com pequeno trecho de trilhos e vagão restaurante nas imediações do museu ferroviário.

Representando o governo capixaba, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, também participou da solenidade para a assinatura da ordem de serviço para a restauração do Domingos Lage, realizada na EMEB “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.

Houve apresentação musical, com o Quarteto Emoções.  

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia