Ouça a Rádio Ao Vivo

Restauração de museu ferroviário deve começar na próxima semana

Tharsis Furtunato

Um dos ícones histórico-culturais de Cachoeiro de Itapemirim, a antiga estação que abriga o Museu Ferroviário Domingos Lage deve começar a ser restaurada na próxima semana.

A ordem de serviço para a obra, que está prevista para ser concluída em 12 meses, foi assinada pelo prefeito Victor Coelho no fim da tarde desta segunda-feira (18).

O custo do empreendimento é de pouco mais de R$ 1,1 milhão. A maior parte dos recursos é proveniente de convênio com o Governo do Espírito Santo.

A centenária edificação que abrigou a estação ferroviária do município, cujo papel foi imprescindível no desenvolvimento de toda a região, vai passar por total reparo estrutural, abrangendo telhado, piso, madeiras, banheiros, calçada, entre outros quesitos. O projeto também contempla a acessibilidade, prevê a instalação de plataforma elevatória e construção de banheiro adaptado.

O engenheiro responsável é Lucas Lopes Menicucci, sócio da construtora que venceu a licitação. E a arquiteta, Thayná Furtunato, mestre em Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia.

Engenheiro e arquiteta responsáveis

Fernanda Martins, secretária de Cultura, lembra que “o museu ferroviário é o coração da cidade desde 1903, quando passou a ser importante para a economia do Estado. O museu guarda a história da vida de Cachoeiro. Cada vez que reformamos os equipamentos culturais salvamos a nossa cultura, a alma do nosso povo”.

Titular da Secretaria Municipal de Obras , Lorena Vasques comemora: “hoje é mais um dia de festa, dia que realizamos um sonho de anos, isso foi possível porque houve persistência. E representa um resgate do centro de Cachoeiro”.

O prefeito Victor Coelho explica que a obra é parte do projeto de revitalização do coração da cidade, que também engloba a Praça Jerônimo Monteiro, o mercado e a ponte municipal.

Ele revela que há planos de, no futuro, ser criado um ponto turístico com pequeno trecho de trilhos e vagão restaurante nas imediações do museu ferroviário.

Representando o governo capixaba, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, também participou da solenidade para a assinatura da ordem de serviço para a restauração do Domingos Lage, realizada na EMEB “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.

Houve apresentação musical, com o Quarteto Emoções.  

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

São Camilo: Governo garante bolsa a aprovados que tiveram matrículas canceladas

Homicídio em posto foi legítima defesa, conclui Delegacia de Marataízes

Suspeito de fingir ser policial civil é detido com arma em Alegre