Ouça a Rádio Ao Vivo

Qualificar ES: abertas inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos

Divulgação/Governo do ES

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abriu hoje (23) as inscrições para a 1ª oferta dos cursos do Programa Qualificar ES de 2024. 

Trata-se de mais de nove mil oportunidades para ingresso em cursos de capacitação profissional presenciais gratuitos, distribuídos em 155 polos de ensino, atendendo a 40 municípios capixabas. 

Os editais e inscrições estão disponíveis no site (www.qualificar.es.gov.br).

Operacionalizado pela Secti, o programa Qualificar ES integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e a distância, além da pesquisa, extensão e inovação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, celebra o sucesso do programa de qualificação profissional que já ofertou mais de 500 mil vagas e alcançou os 78 municípios capixabas, segundo ele.

Cursos presenciais
As oportunidades para cursos presenciais da 1ª oferta de 2024 são divididas em três editais: um destinado ao público geral, com 7.935 vagas; outro com 990 vagas exclusivas para mulheres; e outro com 90 vagas para cursos da área de turismo.

Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado; e ser alfabetizado.

Os candidatos são selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificados em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno, por edital.

O período de inscrições para os cursos presenciais se estende de 23 de janeiro até as 23h59 de 09 de fevereiro de 2024. O candidato deve preencher a ficha de cadastro e, em seguida, realizar a inscrição. 

Apenas pode haver um cadastro por CPF em um único e-mail. E o candidato pode realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos. O resultado com a lista dos classificados será liberado no dia 20 de fevereiro.


Qualificar ES
O Qualificar ES foi instituído como programa de Estado por meio da Lei nº 11.903, de 03 de maio de 2021. Em 2021, também foi implantada a entrega do kit empreendedor com produtos para ajudar a subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos formandos dos cursos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Fiscalização eletrônica de velocidade é restabelecida aos poucos

Após perseguição, foragido é capturado em Alegre

Dia do Policial Civil é ‘comemorado’ com prisão e apreensões em Guaçuí

Carreta tomba na BR-101 em Mimoso do Sul

Morre Mazinho Schwambach, colunista social de Domingos Martins e região

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete