Ouça a Rádio Ao Vivo

Qualificar ES: abertas inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos

Divulgação/Governo do ES

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abriu hoje (23) as inscrições para a 1ª oferta dos cursos do Programa Qualificar ES de 2024. 

Trata-se de mais de nove mil oportunidades para ingresso em cursos de capacitação profissional presenciais gratuitos, distribuídos em 155 polos de ensino, atendendo a 40 municípios capixabas. 

Os editais e inscrições estão disponíveis no site (www.qualificar.es.gov.br).

Operacionalizado pela Secti, o programa Qualificar ES integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e a distância, além da pesquisa, extensão e inovação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, celebra o sucesso do programa de qualificação profissional que já ofertou mais de 500 mil vagas e alcançou os 78 municípios capixabas, segundo ele.

Cursos presenciais
As oportunidades para cursos presenciais da 1ª oferta de 2024 são divididas em três editais: um destinado ao público geral, com 7.935 vagas; outro com 990 vagas exclusivas para mulheres; e outro com 90 vagas para cursos da área de turismo.

Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado; e ser alfabetizado.

Os candidatos são selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificados em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno, por edital.

O período de inscrições para os cursos presenciais se estende de 23 de janeiro até as 23h59 de 09 de fevereiro de 2024. O candidato deve preencher a ficha de cadastro e, em seguida, realizar a inscrição. 

Apenas pode haver um cadastro por CPF em um único e-mail. E o candidato pode realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos. O resultado com a lista dos classificados será liberado no dia 20 de fevereiro.


Qualificar ES
O Qualificar ES foi instituído como programa de Estado por meio da Lei nº 11.903, de 03 de maio de 2021. Em 2021, também foi implantada a entrega do kit empreendedor com produtos para ajudar a subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos formandos dos cursos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte