Gabriel David explicou que está sendo desenhado um novo modelo de áudio para os desfiles das escolas de samba
O Carnaval de 2026 marcará uma grande mudança para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), anunciou que os carros de som não serão mais usados na Marquês de Sapucaí.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para solucionar as críticas feitas por conta do som das baterias durante o desfile, foi realizado um estudo com profissionais da música e integrantes das escolas de samba. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um novo mecanismo operacional de som, que está em fase de testes e vai aposentar os tradicionais carros de som.
“Há três semanas, tivemos uma bateria na Sapucaí. Montamos um som inteiro. Fizemos uma nova testagem, com som radicalmente diferente daquilo que tivemos no Carnaval dos últimos 30 anos”, disse o presidente da Liesa em entrevista ao podcast Sambapod.
“Absolutamente tudo de som no próximo carnaval é novo. Das caixas de som à forma como elas são conectadas, à mesa, absolutamente tudo é novo”, completou Gabriel.
Ele explicou que os puxadores de samba-enredo e os artistas que ficavam no carro de som passarão a usar fones de ouvido com retorno para se ouvirem, assim como acontece em shows. Essa decisão foi tomada porque o estudo apontou que os carros de som só representavam um custo, sem ter o efeito prático realmente comprovado.
“A maioria dos cantores não usava. Muitos dos cantores tinham o hábito de atuar um pouco na frente do carro de som, e o retorno era no meio. Já era uma coisa meio escassa do ponto de vista de utilização”, explicou Gabriel.
Além da mudança em relação ao som, o presidente da Liesa também adiantou que o funcionamento dos ensaios técnicos irá mudar. As escolas de samba do Rio de Janeiro não serão mais obrigadas a ensaiar no sambódromo nos finais de semana antes do Carnaval.
Gabriel David disse que os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí eram desgastantes para os integrantes das escolas, por isso as agremiações irão continuar com os ensaios de rua na preparação para a avenida e irão atravessar a Marquês de Sapucaí apenas nas duas semanas antes do desfile oficial.”
Fonte: https://www.terra.com.br/diversao/carnaval/rio-de-janeiro/presidente-da-liesa-anuncia-fim-do-carro-de-som-para-carnaval-2026,a000dfbc5ccc1f089e804fc661459851a19gjjrp.html
