Com alto risco de alerta em casos de dengue, a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti nas primeiras semanas de fevereiro. Oito mutirões de limpeza foram realizados em diferentes regiões do município. Ao todo, oito toneladas de vidro foram recolhidas durante as ações.
O mutirão visa cessar a reprodução do Aedes aegypti e, consequentemente, o aparecimento de novos casos de dengue. As ações começaram em Pedra Azul e passaram por São Bento do Jucu, Paraju, Ponto Alto, Sede, Vila, Santa Isabel e Fazenda do Estado.
Para a prefeitura, a campanha ‘Cidade Limpa: responsabilidade de Todos!’, trouxe um resultado significativo. Foram oito toneladas de vidro recolhidas que seriam descartadas no lixo comum e que foram corretamente destinadas pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Domingos Martins. Segundo a Vigilância Ambiental do município, outras duas toneladas de materiais como plásticos, papelão e pneus também foram recolhidos e tiveram a correta coleta seletiva.
A gerente de Atenção Primária à Saúde, Laura Pansini, explica que o vidro não possui um prazo definido de decomposição, o que significa que pode permanecer no meio ambiente por milhares de anos. “A Vigilância Ambiental está atenta aos principais focos nos municípios e teremos novas datas e horários de coleta para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor”, disse Laura Pansini.
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação/PMDM
fonte original do Montanhas Capixabas