Ouça a Rádio Ao Vivo

Polo do Turismo de Experiência do Espírito Santo sediará a RuralturES 2024

A Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) será realizada em nova data e local em Venda Nova do Imigrante (ES), nas Montanhas Capixabas. A 4ª edição do evento ocorrerá de 05 a 08 de setembro, na Fazenda Pindobas, zona rural do município reconhecido por lei como a “Capital Nacional do Agroturismo”. A cerca de oito quilômetros do centro da cidade, o novo local promete experiências ainda mais autênticas em turismo rural.

A Feira é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). O objetivo central da RuralturES é divulgar os produtos locais, enfatizando o turismo de experiência como elemento central.

“O Sebrae/ES continuará reforçando sua estratégia de atuar no turismo de experiência para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Em 2024, além do atendimento aos diversos setores econômicos, o Sebrae/ES definiu o turismo como setor prioritário, tendo em vista a sua multisetorialidade e incontestável relevância para o desenvolvimento econômico e social”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Além disso, o Sebrae/ES está empenhado em posicionar o Espírito Santo como Estado de referência no turismo de experiência e destino nacional. Neste sentido, está em curso a formatação de um Distrito Turístico no Complexo Agroindustrial da Fazenda Pindobas, que deverá potencializar a oferta de atrativos turísticos na região. O espaço será a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae/ES e também contará com espaço expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a imigração italiana.

“O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, completa Rigo.

Em setembro do ano passado, foi assinado um Protocolo de Intenções que, além do Sebrae/ES e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inclui o Governo do Estado e outras entidades na criação do distrito turístico. O local fica localizado na ES-166, também conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo.

RESULTADOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO – Na 3ª RuralturES, realizada de 15 a 18 de junho de 2023, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, a Feira superou as expectativas, atraindo um público estimado em 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita. Um aumento significativo de quase 15% em comparação ao ano anterior de 2022. A movimentação financeira também foi expressiva, ultrapassando R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem considerar os benefícios para a ocupação hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo no município e arredores.

As expectativas para a 4ª edição da RuralturES são altas, prometendo superar as edições anteriores e consolidar ainda mais o turismo rural como uma atração imperdível na agenda capixaba. “É um projeto que a cada ano acrescentamos a ele a sustentabilidade para que seja realmente um evento que promova essa região e faça com que a gente não pare. A Feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área, de modo que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, conclui o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.

Fonte: Assessoria Convention

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes