Divulgação
Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito recentemente interceptaram caminhões de grande porte transitando na ponte Castelo de Mendonça – 3ª Ponte, em Vitória, infringindo as normas estabelecidas para a via.
O trabalho de fiscalização tem com foco a Lei Estadual 9602/ 2010, que regulamenta a circulação de veículos pesados na 3ª Ponte desde 2004, estabelecendo o limite de dois eixos e de 15 toneladas para o peso bruto total máximo.
Com o advento do término de cobrança tarifária na Castelo de Mendonça, alguns caminhoneiros estão desobedecendo à normativa, segundo a Polícia Militar.
A infração acarreta sanções previstas no artigo 231 do CTB, sendo considerada de natureza grave. Além da 3ª Ponte, o Governo do Estado também assinou recentemente a Instrução de Serviço 009/23, regulando a circulação de veículos de carga na Rodovia do Sol (fora da 3ª da Ponte), estabelecendo o limite de 23 toneladas para o PBT.
Trata-se de medida para a segurança viária, já que o potencial de gravidade de um sinistro aumenta consideravelmente quando há o envolvimento de veículos de carga, além do dano produzido à estrutura da via ao longo do tempo, alertam especialistas.
Eis as principais infrações registradas: transitar em via fora do horário permitido; conduzir veículo em mau estado de conservação; veículo sem equipamento obrigatório ou em desacordo com a legislação; e conduzir veículo com calçado que não se forma aos pés.
As fiscalizações, informa a Polícia Militar capixaba, estão sendo intensificadas durante a Operação Verão.
fonte original do Jornal Fato