Ouça a Rádio Ao Vivo

PMCI anuncia Casa do Autista, Caps Infantil e Centro de Especialidades Médicas

Divulgação

Na tarde de ontem (27), a Prefeitura de Cachoeiro (PMCI) realizou a apresentação de novos projetos na área da saúde que serão executados em parceria com a Faculdade Multivix.

A instituição de ensino superior mantém cursos de graduação na área da saúde e, em cooperação com a gestão municipal, atua na construção de novos equipamentos públicos para atender à população cachoeirense.

Como fruto dessa parceria, já foram entregues espaços como a Unidade de Saúde da Mulher “Dra. Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e, recentemente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Basileia e do distrito de Gironda.

Agora, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), avança com novas iniciativas frutos dessa parceria. A apresentação dos projetos foi realizada na Escola Estadual Getúlio Vargas (Polivalente Aquidaban).

Um dos novos equipamentos públicos propostos é a Casa do Autista, que oferecerá atendimento multidisciplinar e integrado de acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como o acompanhamento das famílias.

Em seguida, foi apresentado o projeto para construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi),  destinado a crianças e adolescentes que possuem algum tipo de comprometimento psíquico.

No local, além de atendimento e acompanhamento, na área da saúde, também serão realizadas ações recreativas de acordo com a faixa etária de cada paciente, como oficinas e atividades lúdicas.

Já o terceiro projeto trata-se do Centro de Especialidades Médicas, que oferecerá consultas com médicos especialistas para a população, agilizando e facilitando os atendimentos em diversas áreas da medicina.

A expectativa é a de que as obras tenham início no primeiro quadrimestre de 2024, sob responsabilidade da Faculdade Multivix que, como contrapartida, utilizará os espaços como extensão do ambiente acadêmico, para a realização de estágios supervisionados e projetos de pesquisas científicas.

“Como gestores públicos, estamos, sempre, em busca de parcerias que nos ajudem a concretizar projetos que visem melhorar os serviços em saúde e quem ganha com isso é a população, que passa a ter uma rede de atendimento, cada vez mais, qualificada e humana”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Esses projetos, quando concretizados, serão a realização de um sonho antigo, que é o de oferecermos espaços dedicados, especialmente, ao público com transtorno do espectro autista e de atendimento a crianças e adolescentes que necessitam de um acompanhamento psiquiátrico especializado, em serviços públicos, gratuitos, com um atendimento humano e de qualidade para todos”, declara o prefeito Victor Coelho.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia