PIB do Espírito Santo cresce em todas as bases de comparação no 3º trimestre de 2024

Foto: Freepik

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (06), os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, que registrou um crescimento em todas as bases de comparação no 3º trimestre de 2024. Esse resultado dá continuidade à trajetória de expansão iniciada no primeiro trimestre de 2023.

A base de comparação que apresentou nível acima da média nacional foi em relação aos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, apresentando aumento de 4,1% no Espírito Santo ante 3,1% no Brasil. No acumulado ao longo do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, o Estado apresentou crescimento de 2,9% e o Brasil de 3,3%.

“Estamos no caminho de encerrar o ano com saldo positivo, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e comércio. Além desses setores, é importante destacar que a indústria, que já registrou crescimento positivo em 2023, tem totais condições de repetir esse desempenho este ano”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira. Ainda segundo ele, na ausência de atipicidades até o final do ano, existe a possibilidade de superarmos a média do crescimento nacional.

Em relação ao crescimento trimestral, diante do mesmo trimestre do ano anterior, o Espírito Santo apresentou crescimento de 2,5% e o Brasil de 4,0%. Além disso, o PIB capixaba também cresceu 0,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo, enquanto o País apresentou crescimento de 0,9%.

Durante a coletiva, também foi anunciado que o PIB nominal do Espírito Santo alcançou R$ 52,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, e o total acumulado nos últimos quatro trimestres foi de R$ 203,0 bilhões. O crescimento acumulado no ano foi de 2,9%, impulsionado pelos setores de Serviços (+5,8%), Indústria Geral (+0,2%) e Comércio Varejista Ampliado (+1,0%).

 “É gratificante observar que conseguimos manter o equilíbrio das contas públicas. A nota máxima no Tesouro sobre as contas públicas é o reflexo de uma boa gestão fiscal”, comentou Pablo Lira.

O diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antônio Rocha, destaca que o período de final de ano também contribui para o crescimento econômico. “As festas de final de ano e o turismo também desempenham um papel importante no aquecimento da economia, o que eleva ainda mais nossas expectativas de crescimento. Ao falarmos dos investimentos, a expectativa é que o Estado receba, até 2028, 98 bilhões em aportes públicos e privados”, explicou.

A apresentação completa dos dados do PIB do 3º trimestre de 2024 pode ser acessada por meio do seguinte link: https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/boletins/PIB_Trimestral/PIB%20Trimestral%20-%203%C2%BA%20Trimestre%20de%202024%20(Apresenta%C3%A7%C3%A3o).pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação do IJSN

Confira mais Notícias

Saúde

»

02.04.2025

Sesa reforça a importância dos cuidados com a saúde durante o outono

Cidades

»

02.04.2025

Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas

Carnaval 2025

»

02.04.2025

Sorteio definirá a ordem dos desfiles do Rio Carnaval 2026 em abril

Carnaval 2025

»

07.03.2025

No adeus de Neguinho, Beija-Flor é campeã do Carnaval de 2025 no Rio de Janeiro