Ouça a Rádio Ao Vivo

Parque Estadual Pedra Azul completa 33 anos de conservação

Jacqueline Vogt

O Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do Espírito Santo, a Pedra Azul, completou 33 anos de criação. 

A Unidade de Conservação (UC) está sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e é um dos parques mais visitados do Estado, especialmente durante o inverno.

Uma curiosidade é que a área onde está o conjunto rochoso da Pedra Azul, quase foi minerada para a construção da BR-262. Para protegê-la, além de toda a biodiversidade ao redor, o Decreto nº 312, de 31 de outubro de 1960, criou a Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-a área preservada. Apenas em 1991 a unidade seria nomeada Parque Estadual Pedra Azul.

Entre as principais espécies vegetais da unidade, encontram-se variedade de orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, canelas e outras. Com sorte e silêncio, alguns representantes da fauna podem ser avistados nas trilhas, como tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados (bugios), saguis, serpentes, entre outros.

Para quem deseja conhecer o parque ou voltar lá, o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 16 horas. É preciso, contudo, agendamento prévio no site (https://agenda.es.gov.br/servicos/iema). 

A visitação, limitada a 150 pessoas por dia, é gratuita.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

São Camilo: Governo garante bolsa a aprovados que tiveram matrículas canceladas

Homicídio em posto foi legítima defesa, conclui Delegacia de Marataízes

Suspeito de fingir ser policial civil é detido com arma em Alegre