O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vai instalar uma árvore fotovoltaica no parque cultural Casa do Governador. O projeto tem como objetivo central promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental entre a população. Além disso, a árvore fotovoltaica será integrada à rede elétrica local e auxiliará os visitantes a carregar seus dispositivos móveis.
A iniciativa é fruto do trabalho de pesquisadores do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (Cpid) e do Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esses centros de pesquisa são reconhecidos por suas contribuições significativas em tecnologias inovadoras. A instalação da árvore fotovoltaica, nesta sexta-feira (14), representando um marco importante na implementação de soluções tecnológicas verdes no Estado, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
“O projeto da árvore fotovoltaica é um passo significativo para a promoção de práticas sustentáveis em nosso Estado. Ao verem a tecnologia em funcionamento, os visitantes serão incentivados a pensar de forma mais consciente sobre o uso de recursos naturais e o impacto de suas ações no meio ambiente”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Além de seus benefícios práticos e ambientais, a árvore fotovoltaica também servirá como uma ferramenta educativa. Espera-se que a presença desta tecnologia no parque cultural inspire visitantes de todas as idades a refletirem sobre o uso de energias renováveis e a importância da conservação ambiental.
Fonte e foto: Governo ES
fonte original do Montanhas Capixabas