Ouça a Rádio Ao Vivo

Operação Carnaval: 11.660 agentes de forças de segurança atuam no ES

Divulgação

Empenhada em garantir a segurança e a tranquilidade durante a festa de Momo, a Polícia Militar do Espírito Santo reafirmou o seu compromisso com os capixabas durante coletiva de imprensa ontem (29) para anunciar o lançamento da “Operação Carnaval 2024”. Iniciativa estratégica para intensificar a presença policial e assegurar a paz e a ordem pública durante o período festivo.

Para o Carnaval oficial, a operação compreende o período de 09 a 13 de fevereiro e reúne efetivo total de 11.660 agentes das forças de segurança. Destes, 9,7 mil são policiais militares.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para moradores e turistas, a Operação Carnaval contará com contingente reforçado de policiais militares, patrulhamento ostensivo em áreas de grande concentração, postos de controle e ações preventivas visando coibir atividades criminosas.

A força-tarefa, porém, tem início com a Operação Desfile das Escolas de Samba em Vitória, que ocorre entre os dias 02 e 04 de fevereiro. E dispõe, neste período, de efetivo total de 1,2 mil agentes das forças de segurança do Estado, entre policiais militares, civis e bombeiros. 

Durante a coletiva de imprensa, o comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus, enfatizou o compromisso da Polícia Militar em colaborar com as demais instituições e órgãos de segurança para garantir o sucesso do Carnaval, mantendo a paz e a ordem pública. 

“O foco principal de atuação da Polícia Militar será nos principais pontos de aglomeração para inibir o crime contra o patrimônio, mas também a prevenção de crimes contra a pessoa. Não haverá nenhum prejuízo quanto à realização de operações qualificadas que estão sendo realizadas nas áreas conflagradas”, afirmou o comandante.

A Operação Carnaval inclui ações como abordagens a pessoas e veículos, operações de inteligência e focadas nos terminais de ônibus, além de ações integradas com as guardas municipais para uma resposta rápida a qualquer situação.

No Carnaval, a Polícia Militar emprega o efetivo para atuar no policiamento ostensivo a pé e em viaturas. O Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) reforçam as ações de segurança na região metropolitana da Grande Vitória. O Regimento de Polícia Montada (RPMont) também atua na Grande Vitória, além dos municípios de Conceição da Barra e Piúma.

Já o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) age em ações de fiscalização ambiental em todo o Estado. E o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforça as ações de fiscalização no trânsito na Grande Vitória e em rodovias estaduais de todo o Espírito Santo, empregando radares móveis, etilômetros e drones.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia