Ouça a Rádio Ao Vivo

Operação Carnaval: 11.660 agentes de forças de segurança atuam no ES

Divulgação

Empenhada em garantir a segurança e a tranquilidade durante a festa de Momo, a Polícia Militar do Espírito Santo reafirmou o seu compromisso com os capixabas durante coletiva de imprensa ontem (29) para anunciar o lançamento da “Operação Carnaval 2024”. Iniciativa estratégica para intensificar a presença policial e assegurar a paz e a ordem pública durante o período festivo.

Para o Carnaval oficial, a operação compreende o período de 09 a 13 de fevereiro e reúne efetivo total de 11.660 agentes das forças de segurança. Destes, 9,7 mil são policiais militares.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para moradores e turistas, a Operação Carnaval contará com contingente reforçado de policiais militares, patrulhamento ostensivo em áreas de grande concentração, postos de controle e ações preventivas visando coibir atividades criminosas.

A força-tarefa, porém, tem início com a Operação Desfile das Escolas de Samba em Vitória, que ocorre entre os dias 02 e 04 de fevereiro. E dispõe, neste período, de efetivo total de 1,2 mil agentes das forças de segurança do Estado, entre policiais militares, civis e bombeiros. 

Durante a coletiva de imprensa, o comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus, enfatizou o compromisso da Polícia Militar em colaborar com as demais instituições e órgãos de segurança para garantir o sucesso do Carnaval, mantendo a paz e a ordem pública. 

“O foco principal de atuação da Polícia Militar será nos principais pontos de aglomeração para inibir o crime contra o patrimônio, mas também a prevenção de crimes contra a pessoa. Não haverá nenhum prejuízo quanto à realização de operações qualificadas que estão sendo realizadas nas áreas conflagradas”, afirmou o comandante.

A Operação Carnaval inclui ações como abordagens a pessoas e veículos, operações de inteligência e focadas nos terminais de ônibus, além de ações integradas com as guardas municipais para uma resposta rápida a qualquer situação.

No Carnaval, a Polícia Militar emprega o efetivo para atuar no policiamento ostensivo a pé e em viaturas. O Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) reforçam as ações de segurança na região metropolitana da Grande Vitória. O Regimento de Polícia Montada (RPMont) também atua na Grande Vitória, além dos municípios de Conceição da Barra e Piúma.

Já o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) age em ações de fiscalização ambiental em todo o Estado. E o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforça as ações de fiscalização no trânsito na Grande Vitória e em rodovias estaduais de todo o Espírito Santo, empregando radares móveis, etilômetros e drones.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte