Ouça a Rádio Ao Vivo

Nova praga infesta cafezais no norte do Espírito Santo e sul da Bahia

Está disponível na Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), folder sobre a cochonilha-branca-de-cauda, nova praga que, desde novembro tem infestado cafezais no norte do Espírito Santo e sul da Bahia.

O conteúdo tem o objetivo de difundir conhecimentos aos produtores rurais, para que aprendam a identificar e diferenciar as cochonilhas que podem surgir na planta de café, principalmente a cochonilha-da-roseta e a cochonilha-branca-de-cauda.

Pesquisador do Incaper e doutor em entomologia, Renan Queiroz, acompanha a situação das lavouras afetadas, junto de demais servidores dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) na região norte.

A “cochonilha-branca-de-cauda”, nome então utilizado pelo pesquisador para designar a espécie, ainda não havia surgido com grande incidência na região, como no final do ano passado até o início deste ano.

“Com os estudos sobre a praga em desenvolvimento, compartilhamos esse folder com orientações de manejo aos produtores rurais, com foco principalmente na identificação precoce. Eles vão conseguir identificar uma infestação ainda no início, o que facilita o controle”, disse Renan.

Produtores rurais, estudantes e demais interessados no tema, podem conferir o folder, disponibilizado no site da Biblioteca Rui Tendinha (BRT), neste link.

Estratégias
Além do folder lançado nesta semana, em fevereiro, logo após a identificação do surgimento da espécie, o Incaper realizou rodadas de encontros nos municípios que sofrem com a praga no conilon, como parte da estratégia de enfrentamento. Até o momento, Rio Bananal, Jaguaré, Montanha receberam a ação.

Os cafeicultores que identificarem a praga em suas propriedades podem acionar os escritórios do Incaper nos municípios para mais orientações e para que seja feito um mapeamento da ocorrência dessa cochonilha no Estado.

Fonte: Incaper

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Aline Lema é vice-campeã de duplas no RJ

Jibóia é resgatada de área de lazer em Vargem Alta

Secretaria de Esporte irá orientar atletas para Corrida de São Pedro

Cachoeiro: cota única do IPTU vence nesta segunda-feira (15)

Imagens e Objetos Sacros permanecem intactos após enchente no Sul do ES

Mimoso: Governador comenta sobre causas da enchente e medidas de contenção

II Festival Velho Bandido celebra Sérgio Sampaio sábado

Divulgado mapeamento das áreas afetadas por inundação em Mimoso do Sul