Ouça a Rádio Ao Vivo

Médica supera Leucemia e conclui Residência no Hospital Evangélico de Cachoeiro

Fotos: divulgação/Heci

Lara Louzada tem 30 anos, recebe o certificado nesta quinta-feira (22) em Residência em Clínica Médica pelo Programa de Residência do Hospital Evangélico de Cachoeiro. “É difícil encontrar palavras para explicar todos os sentimentos que passam por aqui agora. A primeira vez que entrei nesse hospital foi para me tratar de um câncer, e hoje, saio dele Especialista em Clínica Médica”, enfatiza.

A história de superação vai além da medicina. Diagnosticada aos 27 anos com Leucemia Melodie Aguda, Lara logo que descobriu a doença, iniciou o tratamento. “Em 2022 terminei a quimioterapia oral e, a seguir, entrei na Residência do HECI. Foram duas vitórias juntas. Durante o tratamento no hospital passei pelos exames, internação e quimioterapia, sempre mantive a esperança, a fé e a certeza de que seria curada”.

Lara complementa que toda  equipe do hospital a marcou muito, mas pela enfermeira Gizele Neves ela tem um carinho muito grande, “Eu via no olhar dela, que iria ficar boa. “Força, é só mais uma furadinha”, me dizia Gizele com todo amor”.

Lara fala que, desde a sua internação, sabia o que queria para sua carreira na medicina. “Nunca pensei em desistir de ser médica, pois eu não me vejo fazendo nada, além disso. E o tempo que fiquei internada neste hospital não me deixou dúvidas que era onde eu iria me fazer a minha Residência. No sexto mês de gravidez, o próximo passo, segundo ela, é realizar a segunda especialização que será em Cardiologia”.

Programa de Residência do Heci

Nesta quinta-feira (22), acontece a solenidade de formatura das turmas de Residências em Saúde do Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI). 

Com a chegada da formatura em residência a médica se emociona. “Foram dois anos, quase não fiquei na minha própria casa, mas o HECI se tornou minha casa que me transformou em uma médica que nunca poderia ter sido em nenhum outro lugar. Conheci tantas histórias, vitórias, perdi tantas batalhas, ganhei tantos amigos, enfrentei e superei meus medos e me orgulhei de mim mesma”, declara.

“Hoje eu vejo o que é formar médicos humanos e bons médicos, médicos capacitados, modéstia à parte. Obrigada Deus, por ser tão maravilhoso comigo! Obrigada por tanto conhecimento médico, humano, para vida”, relata emocionada.

A coordenadora da Residência Médica do hospital, a oncologista Sabina Aleixo, também comemora. 

“Estou imensamente orgulhosa de trabalhar em uma instituição que não apenas presta assistência, mas também à educação de profissionais médicos e multiprofissionais. Aqui, vamos além, como no caso da Lara, onde não só contribuímos para sua formação como médica, mas também a auxiliamos nos momentos da doença. É gratificante fazer parte de uma equipe que se preocupa em cultivar profissionais capacitados e em proporcionar cuidados excepcionais a todos que precisam”.

Saiba Mais

No Espírito Santo, alguns hospitais possuem o Programa de Residência, sendo o HECI o único no Sul do Estado a contemplar Residência Médica e Residência Multiprofissional.

A primeira turma de residentes ingressou no Hospital, em 2008, e formou-se em janeiro de 2010. Naquela época, oferecia-se apenas a especialidade em Clínica Médica.

Neste mês, o Heci lançou edital com novas aprovações em Residências em Saúde, as novas aprovações são do programa Multiprofissionais na Saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular e o Programa Uni profissional em Odontologia hospitalar.

Fonte: Heci

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Sem capacete, meninas são flagradas pela GCM trafegando com moto

Situação e oposição fazem convenções no mesmo dia em Marataízes

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Ondas de calor e veranicos: Diferenças, impactos e cuidados

Veja a previsão do tempo de hoje (22/07/2024)

Fungos estão se adaptando ao calor corporal, diz estudo

Semana de início das Olimpíadas tem dia do escritor e avós

Pega em flagrante ameaçando pessoas, dupla armada é detida em Alegre