Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de Marechal Floriano promove nesta semana a 1ª Feira de Meio Ambiente, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O evento começa amanhã (12) e segue até sexta-feira (14), das 9h às 16h, no Centro Esportivo Paulo Lorenzoni, na sede.
Com o tema “O Meio Ambiente e suas interações”, a feira conta com a participação da equipe de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, da Cesan e de várias escolas municipais. Um dos destaques será a confecção de um painel temático pelas escolas, que ficará exposto para visitação pública.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lorena Santanna Feitosa, destacou que a 1ª Feira de Meio Ambiente não apenas celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. “É emocionante ver a colaboração entre a comunidade, as escolas e as instituições. Estamos organizando esse evento há algum tempo para unir esforços conjuntos para educar e mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável”, disse a secretária.
Além dos painéis, as escolas estão envolvidas em uma competição para arrecadar tampinhas de garrafas plásticas e lacres de alumínio. Os materiais coletados serão destinados à Associação AMAR, que os venderá os produtos e reverterá o valor para a causa animal.
Durante os três dias de evento, haverá pontos de entrega voluntária para a coleta de lixo eletrônico, pilhas e baterias, incentivando a comunidade a realizar o descarte correto desses resíduos.
CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR – No dia 5 de junho, escolas realizaram passeatas pelas ruas da cidade, convidando a comunidade a participar da feira e promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Três escolas participaram da ação: CMEI Vovó Fernandina (Sede); CMEI Flomiro Endlich Canal Neto (Alto Marechal) e CMEI Leonor Miguel Feu Rosa (Santa Rita).
A ação visou conscientizar e informar sobre a importância da proteção e preservação ambiental em todos os aspectos, educando crianças e adultos sobre as consequências da poluição em rios, florestas, solo e outros ecossistemas.
fonte original do Montanhas Capixabas