Ouça a Rádio Ao Vivo

Marataízes, 1º município do ES a integrar Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso

Divulgação

O percurso de 15 quilômetros ao longo de praias bucólicas e falésias, palco da tradicional Caminhada Litorânea de Marataízes, fará parte da Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso. Projeto que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está implantando no Espírito Santo, para integrar o Estado à Rede Nacional.

O Iema participou da 18ª edição do evento – que engloba turismo, ecologia, atividade física e cultura -, realizado no último sábado (27), com a participação de cerca de 400 caminhantes, segundo o organizador, João Luiz Madureira Júnior.   

“Já temos uma primeira trilha de longo curso de 18 quilômetros no Parque Estadual de Itaúnas estruturada e a de Marataízes é a primeira trilha municipal a integrar o projeto. A rede é muito importante para ajudar na conscientização e na preservação da natureza, mas também é uma alavanca de desenvolvimento sustentável e de ecoturismo”, explicou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“Nossos ativos naturais têm um potencial muito grande de conservação, de beleza cênica, e também de potencializar características culturais, históricas e o desenvolvimento das comunidades locais”, completou Alaimar, que agradeceu ao convite para que a equipe do Iema participasse da caminhada.

Coordenadora de Gestão das Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach destacou que o percurso em Marataízes fará parte ainda da Trilha Litorânea, que conectará o Estado de um extremo ao outro pela costa. “Estamos trabalhando na implementação da Rede Capixaba de Trilhas e precisamos muito da parceria local. Por isso, agradecemos ao município de Marataízes”, declarou.

Além do Iema, também estão envolvidos na Rede Capixaba de Trilhas as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Turismo (Setur), do Governo do Espírito Santo.

A Caminhada Litorânea de Marataízes é organizada pela ONG Caminhadas e Trilhas, com patrocínio da Unimed Sul Capixaba e apoio da Prefeitura do balneário.  

RedeTrilhas

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – é uma iniciativa do Governo Federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.

A ideia é conectar diferentes biomas de Norte a Sul, ligando paisagens e ecossistemas brasileiros, promovendo a organização e visibilidade à oferta turística no país.

Inspirado no sistema europeu, as trilhas de longo curso em território brasileiro serão formadas por grandes percursos nacionais que, por sua vez, são compostas de trilhas regionais menores: quando uma acaba, outra começa. As trilhas são ainda sinalizadas com uma pegada amarela e preta.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia