Ouça a Rádio Ao Vivo

Marataízes, 1º município do ES a integrar Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso

Divulgação

O percurso de 15 quilômetros ao longo de praias bucólicas e falésias, palco da tradicional Caminhada Litorânea de Marataízes, fará parte da Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso. Projeto que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está implantando no Espírito Santo, para integrar o Estado à Rede Nacional.

O Iema participou da 18ª edição do evento – que engloba turismo, ecologia, atividade física e cultura -, realizado no último sábado (27), com a participação de cerca de 400 caminhantes, segundo o organizador, João Luiz Madureira Júnior.   

“Já temos uma primeira trilha de longo curso de 18 quilômetros no Parque Estadual de Itaúnas estruturada e a de Marataízes é a primeira trilha municipal a integrar o projeto. A rede é muito importante para ajudar na conscientização e na preservação da natureza, mas também é uma alavanca de desenvolvimento sustentável e de ecoturismo”, explicou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“Nossos ativos naturais têm um potencial muito grande de conservação, de beleza cênica, e também de potencializar características culturais, históricas e o desenvolvimento das comunidades locais”, completou Alaimar, que agradeceu ao convite para que a equipe do Iema participasse da caminhada.

Coordenadora de Gestão das Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach destacou que o percurso em Marataízes fará parte ainda da Trilha Litorânea, que conectará o Estado de um extremo ao outro pela costa. “Estamos trabalhando na implementação da Rede Capixaba de Trilhas e precisamos muito da parceria local. Por isso, agradecemos ao município de Marataízes”, declarou.

Além do Iema, também estão envolvidos na Rede Capixaba de Trilhas as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Turismo (Setur), do Governo do Espírito Santo.

A Caminhada Litorânea de Marataízes é organizada pela ONG Caminhadas e Trilhas, com patrocínio da Unimed Sul Capixaba e apoio da Prefeitura do balneário.  

RedeTrilhas

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – é uma iniciativa do Governo Federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.

A ideia é conectar diferentes biomas de Norte a Sul, ligando paisagens e ecossistemas brasileiros, promovendo a organização e visibilidade à oferta turística no país.

Inspirado no sistema europeu, as trilhas de longo curso em território brasileiro serão formadas por grandes percursos nacionais que, por sua vez, são compostas de trilhas regionais menores: quando uma acaba, outra começa. As trilhas são ainda sinalizadas com uma pegada amarela e preta.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte