Foto: Divulgação.
O pré-candidato a prefeito de Cachoeiro, Diego Libardi (Republicanos) coletou sugestões para a elaboração de seu plano de governo, no setor de Segurança Pública. Do encontro, realizado nesta terça, participaram professores, agentes socioeducacionais, advogados criminalistas, agentes de segurança pública – como guardas municipais e policiais penais, civis e militares -, além de líderes comunitários e pré-candidatos a vereador.
Entre as demandas, surgiu a da criação de um Conselho de Segurança Municipal que integre, além das forças de segurança pública, também representantes da Educação, da Saúde, da Mulher e da Cidadania.
“Quando pensamos em combater a criminalidade, sabemos que existem ações imediatas que precisam ser feitas. Mas, se buscamos uma erradicação do problema, temos que ir à sua raiz. Temos que pensar em uma gestão municipal que ocupe os espaços, principalmente nos bairros e comunidades de maior vulnerabilidade, levando serviços de qualidade, com educação, saúde, lazer e tudo o que promova o bem-estar para os cidadãos, fortaleça os valores comunitários e que dê mais dignidade às famílias”, comentou Libardi.
Outro tema levantado na reunião foi o da Guarda Municipal, que hoje conta com 30 agentes e apenas duas viaturas atuando no patrulhamento em toda a cidade.
“Sabemos que a falta de efetivo, de equipamentos e de infraestrutura digna compromete a qualidade do serviço prestado pela Guarda, que é o braço da segurança no município e precisa ser valorizada e ter sua atuação ampliada”, afirmou o pré-candidato.
Libardi disse, ainda, que os cachoeirenses precisam sentir a presença das forças de segurança no dia a dia, inclusive com uso da tecnologia e inteligência para análise de dados, prevenção e combate aos crimes.
fonte original do Jornal Fato