Ouça a Rádio Ao Vivo

Laboratórios do Idaf recebem acreditação do Inmetro para diagnóstico em suínos

Na última semana, o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu a extensão do escopo de diagnóstico dos laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para a saúde de suínos, fortalecendo assim a posição da instituição como referência no Estado para análises de interesse agropecuário e agroindustrial.

A obtenção desse reconhecimento máximo não apenas atesta a qualidade técnica e de gestão dos laboratórios do Idaf, mas também o habilita a emitir laudos internacionalmente reconhecidos. Além disso, a acreditação qualifica seus ensaios para os credenciados na Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que já está em fase de concessão.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, esse reconhecimento coloca o Espírito Santo em posição de destaque no Brasil, beneficiando toda a cadeia agropecuária e da saúde pública, demonstrando a preocupação do Governo com o tema. “Após obtermos o credenciamento no Mapa, conseguiremos, por exemplo, realizar as análises das amostras de triagem da Peste Suína Clássica para apoiar o sistema de defesa agropecuária animal capixaba e também os nossos produtores e criadores”, explica.

Localizados em Cariacica, os laboratórios do Idaf são especializados em exames para diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), Peste Suína Clássica (PSC), Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS), raiva animal e da qualidade do leite. Receberam acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/Inmetro).

Laboratórios do Idaf

O laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf realiza análises de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e determinação do percentual de gordura, proteína, lactose e sólidos totais e sólidos desengordurados em leite cru. Em 2023, foram realizadas quase 30 mil análises da qualidade do leite para produtores, laticínios e agroindústrias do ramo.

O laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina é referência no Estado do Espírito Santo no diagnóstico dessa doença, que afeta os equídeos. No ano de 2023, foram realizadas 1.240 análises de amostras de animais suspeitos.

Já o laboratório de Diagnóstico da Raiva é o único laboratório desse tipo no Espírito Santo, atendendo à toda demanda diagnóstica do Estado, incluindo secretarias municipais de Saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares. São analisadas, gratuitamente, cerca de 1.100 amostras por ano de animais de produção por meio de notificações do produtor rural junto ao Idaf, além de animais de companhia e silvestres.

Fonte e foto: Idaf

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

São Camilo: Governo garante bolsa a aprovados que tiveram matrículas canceladas

Homicídio em posto foi legítima defesa, conclui Delegacia de Marataízes

Suspeito de fingir ser policial civil é detido com arma em Alegre