Ouça a Rádio Ao Vivo

Jovem de Marataízes representa o ES em Encontro Nacional da CNBB

Foto: divulgação/Diocese de Cachoeiro

O Setor Juventude do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa do Encontro Nacional dos Bispos Referenciais e Assessores de Juventude dos Regionais da CNBB, representado pelo Jovem coordenador, Antônio Campos Carvalho. O Engenheiro Ambiental de 29 anos é membro da Paróquia Santíssima Trindade da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e, está em Brasília para encontro que acontece entre os dias 15 e 17 de março.

A programação que conta partilhas e com formações sobre a realidade atual da juventude, contou com o lançamento do projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Adolescentes e Jovens”, uma das ações do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil “Ao Seu Lado”, que teve a segunda edição lançada em fevereiro deste ano.

Este projeto de atenção aos adolescentes e jovens será desenvolvido com a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação, com a proposta de capacitar agentes e formar líderes em todo o país que possam ser multiplicadores da formação de outras lideranças locais.

Dom Vilson Basso, Bispo de Imperatriz (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, destacou que o projeto “Cuidar da Vida” é uma iniciativa, organizada pelas juventudes da Igreja no Brasil e pela Comissão da CNBB, que busca dar uma resposta ao fato apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos. “A promoção da vida da juventude em nosso país é uma urgência que se faz sentir a cada dia. Este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude para os jovens brasileiros'”, afirma.

A proposta pedagógica dos minicursos foi criada por um grupo de especialistas, sendo seis psicólogos e um suicidólogo, todos envolvidos na evangelização da juventude, e é voltado para as lideranças que atuam diretamente com adolescentes e jovens em contexto pastoral. A Comissão de Juventude propõe como critérios para participação na capacitação que os indicados sejam maiores de 18 anos; atuem ou tenham atuado como liderança na Pastoral Juvenil; não estejam em situação de fragilidade física ou emocional; tenham capacidade de comunicação e disponibilidade para promover encontros de repasse no regional e dioceses; e que participem integralmente da formação – do início ao fim.

A formação será certificada pela Comissão Episcopal para a Juventude, a CNBB e a Cátedra de Juventude da Universidade Católica de Brasília (UCB). 

Antônio Carvalho

Antônio Carvalho foi eleito Jovem Coordenador da Comissão para a Juventude do Regional Leste 3 da CNBB, no dia 21 de julho 2023.  A Comissão para a Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização dos jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 da CNBB – “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.Fonte: Diocese de Cachoeiro

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes