Ouça a Rádio Ao Vivo

Janeiro Branco em Marechal Floriano: atividades do CRAS promovem cuidados com a saúde mental e emocional

No mês de janeiro a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Marechal Floriano, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, realiza atividades para o bem-estar e socialização dos grupos de convivência.

Durante o mês, diversas ações estão sendo realizadas com o ‘Janeiro Branco’, uma campanha cujo objetivo é conscientizar a população sobre a relevância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Em especial, alguns desses grupos específicos são mais suscetíveis a vulnerabilidades nesses aspectos. Entre esses grupos, as atividades do CRAS serão focadas nas pessoas idosas e aquelas em situação de vulnerabilidade social.

A secretária de assistência social e direitos humanos de Marechal Floriano, Simone Lemke, informou que as discussões sobre saúde mental e cuidados com saúde emocional se tornaram cada vez mais crescentes. “Essas ações fortalecem os vínculos e os laços comunitários e proporcionam um olhar para o tema”, afirmou Simone Lemke.

As atividades relacionadas ao tema da campanha durante as férias incluirão passeios, exibições de filmes e ações voltadas para o plantio e cuidado, que segundo o CRAS de Marechal Floriano irão proporcionar uma abordagem abrangente para promover a conscientização sobre a saúde mental e emocional.

A coordenadora do Cras de Marechal Floriano, Ligia Moreira, ressaltou a importância da interação entre os grupos atendidos pelo Cras e os idosos institucionalizados. “Essa iniciativa visa promover uma socialização enriquecedora entre crianças, idosos e adultos, destacando a relevância desse contato intergeracional”, concluiu Ligia Moreira.

Na última quarta-feira (10), por exemplo, foi realizado uma oficina na Instituição de Amparo ao Idoso Sou Feliz, localizada no centro de Marechal Floriano, onde um grupo de pessoas, atendidos pelo CRAS, foram levadas para um momento de socialização junto aos idosos, onde foi trabalhado o tema: “Janeiro Branco – Mês da Campanha de Conscientização focada no cuidado com a saúde mental”. Além de conversas relacionadas ao tema, o encontro teve troca de experiências com histórias de vidas dos participantes e música.

José Feitosa e seu filho Félix participaram ativamente das atividades. Para ambos, o dia foi extremamente agradável. “Hoje, eu e meu filho gostamos muito de estar com os idosos. É uma sensação de acolhimento para eles”, disse José.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: PMMF

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte