Ouça a Rádio Ao Vivo

Janeiro Branco em Marechal Floriano: atividades do CRAS promovem cuidados com a saúde mental e emocional

No mês de janeiro a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Marechal Floriano, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, realiza atividades para o bem-estar e socialização dos grupos de convivência.

Durante o mês, diversas ações estão sendo realizadas com o ‘Janeiro Branco’, uma campanha cujo objetivo é conscientizar a população sobre a relevância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Em especial, alguns desses grupos específicos são mais suscetíveis a vulnerabilidades nesses aspectos. Entre esses grupos, as atividades do CRAS serão focadas nas pessoas idosas e aquelas em situação de vulnerabilidade social.

A secretária de assistência social e direitos humanos de Marechal Floriano, Simone Lemke, informou que as discussões sobre saúde mental e cuidados com saúde emocional se tornaram cada vez mais crescentes. “Essas ações fortalecem os vínculos e os laços comunitários e proporcionam um olhar para o tema”, afirmou Simone Lemke.

As atividades relacionadas ao tema da campanha durante as férias incluirão passeios, exibições de filmes e ações voltadas para o plantio e cuidado, que segundo o CRAS de Marechal Floriano irão proporcionar uma abordagem abrangente para promover a conscientização sobre a saúde mental e emocional.

A coordenadora do Cras de Marechal Floriano, Ligia Moreira, ressaltou a importância da interação entre os grupos atendidos pelo Cras e os idosos institucionalizados. “Essa iniciativa visa promover uma socialização enriquecedora entre crianças, idosos e adultos, destacando a relevância desse contato intergeracional”, concluiu Ligia Moreira.

Na última quarta-feira (10), por exemplo, foi realizado uma oficina na Instituição de Amparo ao Idoso Sou Feliz, localizada no centro de Marechal Floriano, onde um grupo de pessoas, atendidos pelo CRAS, foram levadas para um momento de socialização junto aos idosos, onde foi trabalhado o tema: “Janeiro Branco – Mês da Campanha de Conscientização focada no cuidado com a saúde mental”. Além de conversas relacionadas ao tema, o encontro teve troca de experiências com histórias de vidas dos participantes e música.

José Feitosa e seu filho Félix participaram ativamente das atividades. Para ambos, o dia foi extremamente agradável. “Hoje, eu e meu filho gostamos muito de estar com os idosos. É uma sensação de acolhimento para eles”, disse José.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: PMMF

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia