Ouça a Rádio Ao Vivo

Inmet alerta que Brasil voltará a enfrentar onda de calor esta semana

Foto: Freepik

A partir desta segunda-feira (11), os termômetros devem registrar temperaturas fora do padrão nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país será afetado pelo calor e altas temperaturas, podendo atingir até 40 °C até a tarde de quinta-feira nessas áreas.

“O Inmet alerta que a princípio a semana será quente, porém, nem todo calor se configura como uma onda de calor, já que para tanto é preciso obedecer alguns critérios técnicos”, disse o instituto em postagem no Instagram.

O órgão considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média por 5 dias consecutivos. Neste caso, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período. Entretanto, mesmo seguindo esse padrão, o fenômeno não pode ser considerado uma onda de calor.

Como março marca a transição entre o final do verão e o início do outono, mudanças abruptas nos padrões meteorológicos podem ocorrer. Além disso, podem ocorrer alterações significativas na previsão dos modelos numéricos de tempo.

Apesar das perspectivas do Inmet, o serviço meteorológico Climatempo alertou para a chegada da onda de calor na próxima semana. Segundo a previsão, o ar quente deve ganhar força na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina, áreas de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, favorecendo a manutenção do ar quente sobre a região, já que esse sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas.

Fonte: Portal IG

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes