Ouça a Rádio Ao Vivo

Incaper lança cartilha sobre cultivares de abacateiro para diferentes altitudes no Espírito Santo

Foto: Pixabay

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está disponibilizando uma série de publicações que contemplam diversos temas relacionados à cultura do abacate. Entre elas, a cartilha mais recente intitulada “Abacateiro no Espírito Santo: Cultivares para diferentes Altitudes”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

A cultura do abacate tem se destacado na região serrana do Espírito Santo, compondo o grupo de fruteiras que tem permitido a expansão da fruticultura. Acompanhamentos de lavouras de diferentes cultivares e em altitudes variadas, bem como a implantação de bancos de germoplasmas de abacateiro, têm sido realizados na pesquisa da cultura do abacateiro. Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão.

Dada a importância econômica da cultura do abacateiro para o Estado, além da crescente demanda por informações, a publicação traz as características das principais cultivares exploradas para plantio comercial no Estado, com suas respectivas épocas de produção em diferentes altitudes. Além disso, pesquisas apontam que a cultura do abacate está cada vez mais presente nos estados brasileiros, atingindo cerca de 16,2 mil de hectares em produção e cerca de 266,8 mil toneladas.

“Com essa expansão, surgem também as demandas por informações qualificadas em todas as fases da cadeia produtiva, de forma a permitir o planejamento da produção”, explicou o pesquisador e um dos autores da cartilha, Maurício José Fornazier.

“A publicação vem responder às perguntas frequentes de produtores e técnicos das iniciativas públicas e privadas e isso possibilitará ao agricultor familiar um melhor planejamento para sua produção”, destacou o extensionista do Incaper e também autor da cartilha, Ubaldino Saraiva.

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo: 
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4425/1/Doc300-cultivaresdoabacateiro-Incaper.pdf

Fonte: Incaper

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Sem capacete, meninas são flagradas pela GCM trafegando com moto

Situação e oposição fazem convenções no mesmo dia em Marataízes

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Ondas de calor e veranicos: Diferenças, impactos e cuidados

Veja a previsão do tempo de hoje (22/07/2024)

Fungos estão se adaptando ao calor corporal, diz estudo

Semana de início das Olimpíadas tem dia do escritor e avós

Pega em flagrante ameaçando pessoas, dupla armada é detida em Alegre