Ouça a Rádio Ao Vivo

Incaper lança cartilha sobre cultivares de abacateiro para diferentes altitudes no Espírito Santo

Foto: Pixabay

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está disponibilizando uma série de publicações que contemplam diversos temas relacionados à cultura do abacate. Entre elas, a cartilha mais recente intitulada “Abacateiro no Espírito Santo: Cultivares para diferentes Altitudes”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

A cultura do abacate tem se destacado na região serrana do Espírito Santo, compondo o grupo de fruteiras que tem permitido a expansão da fruticultura. Acompanhamentos de lavouras de diferentes cultivares e em altitudes variadas, bem como a implantação de bancos de germoplasmas de abacateiro, têm sido realizados na pesquisa da cultura do abacateiro. Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão.

Dada a importância econômica da cultura do abacateiro para o Estado, além da crescente demanda por informações, a publicação traz as características das principais cultivares exploradas para plantio comercial no Estado, com suas respectivas épocas de produção em diferentes altitudes. Além disso, pesquisas apontam que a cultura do abacate está cada vez mais presente nos estados brasileiros, atingindo cerca de 16,2 mil de hectares em produção e cerca de 266,8 mil toneladas.

“Com essa expansão, surgem também as demandas por informações qualificadas em todas as fases da cadeia produtiva, de forma a permitir o planejamento da produção”, explicou o pesquisador e um dos autores da cartilha, Maurício José Fornazier.

“A publicação vem responder às perguntas frequentes de produtores e técnicos das iniciativas públicas e privadas e isso possibilitará ao agricultor familiar um melhor planejamento para sua produção”, destacou o extensionista do Incaper e também autor da cartilha, Ubaldino Saraiva.

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo: 
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4425/1/Doc300-cultivaresdoabacateiro-Incaper.pdf

Fonte: Incaper

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte