Ouça a Rádio Ao Vivo

IEMA inclui novos serviços em formato digital a partir de 1º de abril

Foto: Freepik

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está dando mais um importante passo para a digitalização dos serviços prestados pelo órgão. A partir desta segunda-feira (1º), os requerimentos de Licenciamento Ordinário também deverão ser feitos pelo Iema Digital, o Sistema de Licenciamento Ambiental do órgão.

Com isso, como já é feito nos casos do Licenciamento Simplificado e da Dispensa de Licenciamento, os cidadãos e as empresas farão o requerimento diretamente pelo sistema, que disponibiliza também o protocolo inteligente, possibilitando a avaliação dos documentos do requerimento de forma digital. Além disso, a análise técnica, aprovação e a emissão de licenças também são feitas de forma eletrônica. 

Entre os benefícios do Iema Digital estão a padronização dos documentos e as informações do processo de licenciamento e a disponibilização de informações completas sobre esses processos de licenciamento e o seu acompanhamento de forma virtual. “O Iema Digital traz maior assertividade e integridade das informações desse importante serviço para a sociedade, além de dar mais agilidade e velocidade para esses processos”, ressaltou o diretor-geral do Iema, Alaimar Fiuza.

Esta é mais uma etapa do programa Iema Digital. Desde janeiro de 2023, o órgão já utiliza o sistema internamente, com o módulo de Fiscalização. Em fevereiro de 2023, foi a vez de iniciar o uso dos módulos de Licenciamento Simplificado e Dispensa de Licenciamento. Com a implantação do Licenciamento Ordinário, o próximo passo é integrar o módulo de EIA/RIMA ao sistema.

Manutenção

Em virtude da implantação do módulo de Licenciamento Ordinário no Iema Digital, o sistema está em manutenção também nas demais modalidades até o dia 31 de março, não sendo possível sua utilização pelo público externo.

Fonte: IEMA

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes