O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, realizou duas captações de órgão últimos 15 dias. Foram captados com as doações, quatro rins, quatro córneas e um fígado, órgãos essenciais que puderam salvar até nove vidas.
Nos dois casos, mesmo com os esforços médicos para reverter os quadros, as condições se tornaram irreversíveis. As famílias, então, mesmo em um momento de dor, tomaram a decisão de doar os órgãos.
“Graças à generosidade dessas duas famílias, foi possível captar quatro rins, quatro córneas e um fígado, órgãos essenciais que puderam salvar até nove vidas. Essas doações representam um ato de amor ao próximo e um exemplo de como o espírito de solidariedade pode superar momentos de dor e adversidade”, disse Thamires de Souza, enfermeira referência da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme.
Para o diretor do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva, a atitude encoraja outras famílias a fazerem a doação dos órgãos de seus familiares. “Cada transplante realizado não apenas transforma vidas, mas também inspira toda a comunidade a considerar a importância da doação de órgãos como um legado de vida e esperança”, completou.
Fonte e foto: SESA
fonte original do Montanhas Capixabas