Ouça a Rádio Ao Vivo

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ abre vagas para programas de residência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória, está com processo seletivo aberto para dois programas de residência médica inéditos na instituição: Medicina Intensiva e Medicina de Emergência, ambos com três anos de duração. Com início previsto para o dia 1º de março, o processo seletivo será realizado em duas fases, uma prova objetiva e análise de currículo. Cada especialidade contará com duas vagas para acesso direto, sendo obrigatória a apresentação do diploma do curso de Medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A coordenadora do Centro de Ensino Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital “São Lucas”, Aparecida Taliule, explicou que pela primeira vez na história da unidade uma residência é ofertada integralmente pelo hospital, que já é usado como campo de estágio para outros programas de ensino, pesquisa e de residência há alguns anos.

“Já somos campo de estudo e estágio há muitos anos, mas, pela primeira vez, estamos ofertando uma residência inteiramente nossa, que foi criada por nós e será coordenada pela equipe do ‘São Lucas’, além, é claro, de ter o hospital como campo de atuação. É um momento de muita alegria, uma vez que toda a equipe se dedica inteiramente a esse momento para oferecer o melhor aos futuros residentes e à população capixaba”, comemorou Aparecida Taliule.

Para o diretor técnico do Hospital “São Lucas”, Alexandre Bittencourt, iniciar o ano com os programas de residência é uma conquista imensa para os capixabas, que vão contar com profissionais atualizados, bem formados e que poderão compartilhar da expertise da instituição, que é a referência em trauma, urgência e emergência no Espírito Santo.

“Temos um grande volume de casos e de pacientes no Hospital ‘São Lucas’, o que possibilita aos residentes que vão ingressar a oportunidade de aprender na teoria e na prática o que há de melhor e mais moderno, não só no Estado, mas no País. Estamos muito felizes e animados com esse novo desafio, que representa também a evolução e a maturidade da instituição. É a união da expertise da Aebes, que já é uma pioneira em programas de residência, com o nosso amplo campo de atuação”, reforçou Alexandre Bittencourt.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no link www.evangelicovv.com.br/aebes/centro-de-ensino-e-pesquisa entre os dias 1º e 22 de janeiro. A prova objetiva acontecerá no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, no dia 02 de fevereiro de 2024.

Residência de Cirurgia Bucomaxilofacial

Outro feito inédito no Hospital “São Lucas” é a residência multiprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, realizada em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O programa, único no Estado, contará com três vagas e terá duração de três anos. A residência é voltada para cirurgiões-dentistas com graduação completa e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). 

O processo seletivo ocorrerá por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), que é uma avaliação de âmbito nacional realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH/MEC), com o objetivo de oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. 

As provas já foram realizadas no dia 29 de outubro, juntamente com a análise de currículo. A nota da prova equivale ao percentual de 90% e soma-se a 10% de análise curricular. Para aqueles que já realizaram as provas e têm o interesse em cursar a residência no HEUE, devem ficar atentos ao site do Enare para realizarem a inscrição, entre os dias 22 e 26 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro e o início do programa acontece, com as residências médicas, no dia 1º de março.

Fonte/ Foto: SESA

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

São Camilo: Governo garante bolsa a aprovados que tiveram matrículas canceladas

Homicídio em posto foi legítima defesa, conclui Delegacia de Marataízes

Suspeito de fingir ser policial civil é detido com arma em Alegre