Ouça a Rádio Ao Vivo

Frente fria chega ao Rio grande do Sul e temperaturas podem ficar abaixo de 10ºC

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para declínio de temperaturas no estado do  Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (9). O estado vem sendo afetado por fortes chuvas desde o último dia 27. As temperaturas podem cair de 3º a 5ºC devido à passagem de uma frente fria, fazendo com que as mínimas fiquem abaixo de 10ºC.

A previsão é que as chuvas continuem no estado, com maior intensidade no sul e oeste, podendo atingir também Santa Catarina. Enquanto isso, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as  temperaturas permanecem elevadas devido a uma onda de calor que deve perder força no início da semana seguinte. O instituto mantém o alerta de “Grande Perigo” para as localidades.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as chuvas no Rio Grande do Sul devem persistir principalmente devido à frente fria, que ficará estacionária devido à presença de um bloqueio atmosférico. Os temporais, que começaram em 27 de abril, já afetaram mais de 873 mil pessoas no estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

Para a quinta-feira (9), o instituto prevê chuva pela manhã em áreas de Santa Catarina e na divisa com o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite no norte gaúcho. O caso ocorre devido ao deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica do norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, e à formação de um ciclone extratropical que se desloca para o oceano, fazendo a frente fria cruzar o estado.

Além disso, o Inmet prevê tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas entre 4°C e 8°C nas áreas mais frias, e maior nebulosidade e temperaturas mais baixas nas demais regiões do estado, com mínimas entre 10°C e 15°C na metade norte. Porto Alegre pode registrar 13°C pela manhã. O instituto alerta que o estado deve ser atingido por fortes chuvas novamente a partir de sexta-feira, com chuvas intensas durante o fim de semana.

Brasil

Enquanto isso, as regiões Sudeste e Centro-Oeste enfrentam uma onda de calor desde a última semana, com altas temperaturas devido a um bloqueio atmosférico.

O Inmet mantém o alerta de “Grande Perigo” para o Rio de Janeiro, parte de São Paulo, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. A onda de calor só deve perder força no início da semana seguinte. Em Itapetininga, litoral sul paulista, região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba paulista, o alerta de onda de calor de “Perigo Potencial” continua.

Na região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical pode provocar chuvas na faixa norte. O Inmet emitiu alerta de “Perigo” para acumulado de chuvas na região metropolitana de Recife, mata e agreste pernambucano, agreste e leste sergipano e leste e agreste alagoano, com previsão de chuva de 50 a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Na região Norte, o Inmet alerta para chuvas intensas no baixo Amazonas e norte e sul do Amapá, com precipitação de 50 a 100mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h.

Fonte: Portal IG

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Campanha em Marechal Floriano arrecada duas carretas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Polícia Militar inicia Operação Colheita nos municípios das montanhas

Garantia de preço mínimo melhora renda de extrativistas de juçara no Espírito Santo

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

https://culturafmcastelo.com.br/mega-sena-sorteia-nesta-quinta-feira-premio-acumulado-em-r-25-milhoes/

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda estará no Monte Cristo no sábado

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro