Divulgação
Em janeiro, mês de férias escolares, é comum as famílias viajarem e se ausentarem ou receberem familiares e amigos em casa. A BRK em Cachoeiro de Itapemirim orienta sobre a importância de evitar o desperdício de água, se atentando ao consumo e até mesmo a possíveis vazamentos.
Algumas atitudes simples são fundamentais para garantir o equilíbrio do consumo de água, a preservação dos recursos hídricos e prevenir o aumento inesperado no valor da fatura mensal. “A orientação é para que, em caso de viagem, o morador observe antes se há algum escape de água no imóvel e se as torneiras e chuveiros estão bem fechados, sem gotejamento. Verificar, também, se existe rachadura ou infiltração próximo a encanamentos e torneiras”, explica o gerente comercial da concessionária, Flavio Galindo.
Agora, se o número de pessoas na residência aumentar com a chegada de visitas, o monitoramento do hidrômetro precisa ser realizado. Essa é uma atitude que ajuda a avaliar o consumo. “Além disso, moradores e visitantes precisam estar atentos ao tempo em que ficam embaixo do chuveiro na hora do banho. Todos devem e podem contribuir adotando práticas de consumo consciente”, ressalta Flavio Galindo.
Para evitar desperdício de água:
– Antes de viajar, feche todos os registros de água do imóvel, incluindo o registro geral. Essa medida evita desperdício em caso de vazamentos.
– Feche bem torneiras e chuveiros, deixando-os sem gotejamento.
– Observe se há rachaduras ou infiltrações próximo a encanamentos e torneiras.
– Monitore o hidrômetro. Em caso de viagem, fechá-lo, se possível.
– Em caso de viagem, caso exista piscina no imóvel, providencie uma cobertura para a piscina a fim de evitar perda da água por evaporação ou pela ação do vento.
– Reduza o tempo no chuveiro, tomando banhos de até cinco minutos.
– Mantenha a torneira da pia fechada enquanto escova os dentes.
– Evite dar descarga sem necessidade.
– Utilize a máquina de lavar roupas somente quando acumular a quantidade de peças suficiente para a capacidade máxima.
– Dê preferência ao uso de vassoura para limpar as calçadas.
fonte original do Jornal Fato