A 3ª edição da Feira de Negócios de Conceição do Castelo (Fenecon 2024), realizada de 18 a 21 de julho, na Área de Eventos “Sanfonão”, foi um grande sucesso, atraindo cerca de 25 mil visitantes e gerando negócios estimados em R$ 10 milhões. Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo (Acicc), a feira se destacou por sua vasta gama de expositores e atividades, consolidando-se como um importante evento para a economia e o turismo da região.
Com um total de 160 expositores, a Fenecon ofereceu uma plataforma robusta para negócios e conexões. Entre os expositores, Ana Júlia Castro, a “Naju”, e seu sócio e namorado Thiago Siqueira, se destacaram com a loja virtual “Beleza Sem Rótulos”, especializada em maquiagens e produtos de skin care. “Como nossa empresa fica dentro de casa, a Fenecon é muito boa para criar relacionamento e fazer com que as pessoas conheçam nossa marca e proposta. Acho a Feira perfeita”, disse Naju. Thiago complementou, destacando a importância do evento para a visibilidade da marca. “É a nossa chance de visibilidade junto ao público da região, uma vez que nossas vendas on-line são para todo o Brasil”.
O estande do casal também promoveu uma iniciativa sustentável, utilizando embalagens feitas com papelão reciclado encontrado nas ruas de Conceição do Castelo, transformando-as em criativas caixas artísticas.
No espaço “Fenecon Agro”, a professora Solange Maria Pravato, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, apresentou o projeto “Citrus”. Parte do Programa “Agrinho”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), o projeto visa valorizar a citricultura, a principal atividade agrícola do distrito de Santa Luzia.
Solange explicou que a ideia é conscientizar os estudantes e familiares para produzirem sem defensivos e incentivar o turismo de experiências nos pomares locais. O projeto, iniciado em abril, incluiu a criação de um pomar escolar e a promoção de um Dia de Campo. Na Fenecon, a escola exibiu produtos como doces e velas feitas com citros, cujo lucro ajuda a manter o projeto.
As atrações no “Fenecon Agro” também incluíram exibições de animais. O destaque foi para os bois “Juízo”, da raça Tabapuã, campeão nacional, e outro da raça Senepol. Além disso, Maurício Bacheti (Rancho Dona Cabra), de Taquarussu, apresentou uma amostra do plantel de 50 animais da raça Saanen, que o coloca como o maior produtor de leite de cabra do Espírito Santo.
Ana Fábia Padoani, proprietária da Alumiar, uma loja de artesanato e decoração, também fez sucesso na Feira. Completando um ano de funcionamento, Ana explicou como a Fenecon ajudou a expandir seu negócio. “A casa já não comportava tantas produções, daí veio a oportunidade de participar da feira em 2023 e montei a loja.” Seu estande, com luminárias, almofadas e outros objetos decorativos, teve um espaço instagramável que aumentou significativamente o número de seguidores da loja.
Outro destaque foi o espaço da Associação Festa Portugália (Afespor), promovendo a festa que celebra as culturas portuguesa e italiana em junho, em Conceição. Além disso, a Fenecon usou o evento para divulgar a importância da preservação da saíra-apunhalada, um pássaro ameaçado de extinção. Um boneco gigante da saíra-apunhalada, criado pelo ateliê Castelo das Artes, de Cachoeiro de Itapemirim, circulou pela feira, atraindo a atenção dos visitantes.
O público da Fenecon veio de diversas localidades, incluindo a Grande Vitória e até mesmo de outros estados. A jornalista carioca Flávia Garcia, em férias com a família na região, comentou: “Achei a Fenecon bem interessante. Setorizada, com venda e negociação de itens de grande e pequeno porte, produtores e comerciantes de diferentes setores, atrativos culturais, diversão e comida boa. Uma verdadeira feira de negócios”.
O francês Paul Jamilloux, guia de trilha e educador ambiental residente em Domingos Martins, acrescentou: “Achei a Feira bem bacana, com muita diversidade tanto para crianças quanto para adultos, além da área muito espaçosa. O evento dá muita visibilidade para quem trabalha com turismo”.
O presidente da Acicc, Flávio Rocha, avalia a terceira edição da Fenecon com entusiasmo. “Que felicidade mais uma Fenecon, que foi sucesso! Os expositores compareceram, deram o seu melhor mostrando os seus produtos e empresas. O público e os negócios gerados são muito importantes para Conceição do Castelo, pois alavancam a economia e o turismo locais”, afirma. O vice-presidente da Associação, Cristiano Lopes, expressa sua gratidão com os resultados. “Meu sentimento é de gratidão, pois a Feira foi muito além do que a gente esperava. Público e vendas recordes, todo mundo satisfeito e esperamos o próximo ano”.
A realização da Fenecon contou com o apoio da Prefeitura de Conceição do Castelo, do Sebrae/ES, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além dos patrocínios do Sicoob e da Serrana Coop.
Fotos: Marileila Abreu
Montagens: FMZ
fonte fmz