Ouça a Rádio Ao Vivo

Famílias desalojadas e comércios contabilizam prejuízos após temporal em Ponto Alto, Domingos Martins

A população do distrito de Ponto Alto, em Domingos Martins, acordou com muitos estragos e prejuízos, após a região ser atingida por um temporal que causou alagamentos em imóveis, levou ao bloqueio de ruas e avenidas e derrubou um muro e um portão na tarde de ontem (09).

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Domingos Martins, Acildo Luiz Espindula, foram registrados 110 milímetros de chuva no período de uma hora. Quatro famílias ficaram desalojadas, e tiveram que se abrigar em casa de parentes. “Felizmente não houve feridos no temporal e os serviços e estabelecimentos já estão funcionando na região”, afirma Acildo Luiz.

A manhã de hoje (10) foi de muito trabalho na região. Nos comércios o que se via era a contabilização de estragos de equipamentos, mercadorias em lojas de roupa, restaurantes e farmácias. Nas igrejas, casas e nas ruas não foi diferente: muita lama se via pelo distrito de Ponto Alto.

Na escola “EEEFM Ponto do Alto” a água invadiu o primeiro andar do prédio e atingiu um metro de altura. A lama atingiu salas e refeitórios. A escola estava fechada no momento do temporal.

O líder comunitário de Ponto Alto, Manoel Strey, conta que a chuva intensa pegou a todos de surpresa sem tempo de agir. “As cabeceiras do córrego afluente do rio Jucu não suportaram a quantidade de chuva e logo transbordou. Foi muito rápido, houve muitos prejuízos a nós moradores e comerciantes“, afirmou Manoel Strey.

Procurada, a prefeitura de Domingos Martins informou que já iniciou a limpeza da lama que ficou pelas ruas, lojas, casas e escola da localidade. Desde ontem equipes seguem com assistência à população e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até amanhã (11).

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, e engenheiros da Secretaria de Planejamento estão no local para avaliar os estragos.

A companhia de saneamento básico do Espírito Santo (CESAN) informou que devido às fortes chuvas na região de Ponto Alto, profissionais iniciaram serviços emergenciais de manutenção na rede de abastecimento de água. Em nota, a Cesan incentivou a população a economizar água e praticar o reuso. Para mais informações o telefone é o 115.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão atuando para levantamento dos danos e realização dos reparos necessários e devem divulgar um relatório até o final da tarde desta quarta-feira (10).

Texto: Bruno Caetano/ Fotos: Mídias Sociais

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

São Camilo: Governo garante bolsa a aprovados que tiveram matrículas canceladas

Homicídio em posto foi legítima defesa, conclui Delegacia de Marataízes

Suspeito de fingir ser policial civil é detido com arma em Alegre