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Estudo inédito visa promover exportações de espumantes e vinhos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Estudo de Acesso a Mercado – Espumantes e Vinhos, que traz dados atualizados das exportações brasileiras do setor e informações para os exportadores acessarem Estados Unidos, China, Colômbia, Rússia e Canadá.

Esses países foram escolhidos por meio da metodologia exclusiva de priorização de mercados da Agência, que envolve o cruzamento de análises quantitativas, como dados de fluxos de comércio, macroeconômicos e setoriais, e análises qualitativas, incluindo a percepção de especialistas e de empresas que atuam no setor.

Nos últimos cinco anos (2019-2023), as exportações brasileiras de vinhos para os cinco mercados selecionados representaram 24,4% do total exportado pelo Brasil para o mundo. Os Estados Unidos foram o principal mercado importador do conjunto de produtos selecionados, tendo absorvido cerca de US$ 9,5 milhões, o que representou 72% do total, seguido da China (16%), Colômbia (8%), Rússia (3%) e Canadá (1%).

Para dinamizar as exportações do setor, a ApexBrasil mapeou os principais requisitos de acesso a cada um desses mercados. Para cumprir esses requisitos, o exportador deve estar preparado para responder as seguintes perguntas:

  • Qual é o imposto de importação aplicado ao produto no mercado destino?
  • Quais exigências técnicas, sanitárias e fitossanitária devem ser cumpridas para concretizar a exportação?
  • Quais certificados o exportador (ou o produto) deve possuir?
  • Quais regras sobre embalagem e rotulagem o produto deve seguir?
  • Quais outros requisitos relevantes de acesso são exigidos no mercado de destino?

O Estudo de Acesso a Mercado – Espumantes e Vinhos traz todas essas informações, além de uma seção temática dedicada às Indicações Geográficas para vinhos, tema de grande relevância para o setor no mercado internacional. Acesse a nova publicação da ApexBrasil nesse link.

Fonte: Apex Brasil

fonte original do Montanhas Capixabas

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