Ouça a Rádio Ao Vivo

Estudante capixaba atinge nota máxima no Enem 2023

Em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF) a partir das 9h (horário de Brasília), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, divulgaram os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Segundo os dados apresentados pelo diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Campos de Lacerda Júnior, nesta edição apenas 60 participantes obtiveram nota máxima na redação e somente quatro obtiveram pontuação máxima nas avaliações objetivas aplicadas, sendo um capixaba. O nome do estudante não foi informado durante a coletiva.

Rubens ressaltou a queda nos números de inscrições e participação dos jovens que estão concluindo o ensino médio. Segundo o diretor precisa haver uma maior conscientização da importância dos jovens, pois o número de vagas é bem extenso e muitos jovens acabam optando por não participar do exame temendo que sua nota não seja suficiente para ingressar em uma universidade.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Durante o evento, também foram apresentados dados relacionados aos processos seletivos do MEC.
O ministro Camilo Santana ainda abordou questões sobre o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (FIES), e o auxílio ao bolsa estudantil que terá novas adequações assinadas hoje pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como acessar o resultado do Enem 2023

  1. Acesse a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante/ e clique em “Página do Participante – entrar com gov.br“.
  2. Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
  3. Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2023.


Texto: Fabrízia Klippel/ Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Fiscalização eletrônica de velocidade é restabelecida aos poucos

Após perseguição, foragido é capturado em Alegre

Dia do Policial Civil é ‘comemorado’ com prisão e apreensões em Guaçuí

Carreta tomba na BR-101 em Mimoso do Sul

Morre Mazinho Schwambach, colunista social de Domingos Martins e região

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete