Ouça a Rádio Ao Vivo

Espírito Santo institui novo sistema para ampliar doações de córnea

Foto: SESA

Passa a ser válido a todos os serviços de saúde do Espírito Santo, tanto públicos quanto privado, a instituição do novo Sistema de Notificação de Óbitos para Doação de Córneas (NODC) de forma eletrônica. A normativa, publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (29), por meio da Portaria Nº016-R, atualiza o sistema já utilizado desde 2006.

A novidade está na celeridade do processo de notificação, que acontecerá de forma on-line, disponível a todos os serviços de saúde no portal do NODC www.conteudo.es.gov.br/nodc. Desta forma, todo óbito que ocorra no serviço de saúde será notificado por meio do site para que a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) possa avaliar o potencial doador de córneas.

“O novo sistema é um ganho para a Central e um avanço tecnológico importante no processo. A equipe conseguirá monitorar os óbitos por hospital em tempo hábil, por meio da notificação, e avaliar o potencial doador para que os profissionais das Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes possam dar continuidade ao processo de doação”, salientou a coordenadora da CET-ES, Maria Machado.

Ela informou que o sistema já havia sendo utilizado pelas unidades desde julho de 2023 para aperfeiçoamento do procedimento e, a partir de agora, com a Portaria, passa a ser determinado a todos os serviços. “O arquivo deixou de ser manual e vai para o digital, com comunicado on-line por meio de um site. Os estabelecimentos de saúde devem solicitar à Central o cadastro para que sejam gerados login e senha”, informou Maria Machado.

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), o Estado realizou 26 transplantes de córnea de janeiro a fevereiro deste ano. Em 2023, durante todo o ano, foram 234. Atualmente, 1.134 pessoas aguardam na lista de espera para realização de transplante de córnea.

A córnea é um dos tecidos que podem ser doados, seja por paciente que faleceu por morte encefálica ou por parada cardíaca. A córnea é a parte transparente que se localiza na parte anterior do globo ocular e, com a esclera, compõe a parte fibrosa e protetora do olho. A boa visão é consequência da transparência desta estrutura. Alterações no formato e na transparência da córnea podem comprometer seriamente a visão.

Como Doar

Se você deseja ser doador de órgãos e tecidos, a primeira coisa a fazer é avisar a sua família sobre a sua vontade. É importante falar para a sua família que deseja ser um doador de órgãos, para que após a sua morte, os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos. No País, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.

Fonte: SESA

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper