ESPECIAL ELEIÇÕES 2024: Pré-candidato a prefeito, Edu Ramos diz que Domingos Martins tem vocação, mas ainda não é um município turístico

Texto e foto: Fabricio Ribeiro

ESPECIAL ELEIÇÕES 2024

O empresário de Santa Isabel, Eduardo José Ramos (PL), o Edu do Restaurante, é pré-candidato à Prefeitura de Domingos Martins. Vereador por dois mandatos (2009-2012 e 2017-2020), chegou a presidir a Câmara (2011-2012). Edu disputou a última eleição em 2020 para prefeito e ficou em segundo lugar, com 3.039 votos.

Nesta entrevista, ele aponta as administrações, atual e anteriores, como “viciadas”, faz críticas aos demais pré-candidatos e defende que a cidade precisa se planejar melhor de forma geral e para incrementar o turismo, a agropecuária, incentivar o reflorestamento, despoluir córregos e organizar o trânsito. Edu também quer construir um centro de eventos, uma nova sede da prefeitura e uma estação de tratamento de água. Pretende ainda retomar a Feira do Meio Ambiente e criar a Feira Agropecuária.

Por que você quer ser prefeito de Domingos Martins?

Tenho muito interesse em melhorar a vida das pessoas, e que Domingos Martins tenha um planejamento. Para agora, para cinco anos, para daqui a 10 anos. Nunca fizemos isso e é extremamente necessário e urgente, principalmente no momento que a gente está vivendo agora, com o crescimento desordenado de bairros, residências… Prova disso é que nós temos vários bairros e distritos com problemas sociais graves como Paraju, Santa Isabel e Pedra Azul, principalmente.

Como está a construção da sua pré-candidatura? 

Sou do PL e temos nos acompanhando o Democracia Cristã (DC) e o Novo. O crescimento dessa aliança de três partidos depende dos demais agentes políticos. Por exemplo, PP e o Republicanos podem fazer coligação com o PL, estão autorizados pelas executivas nacional e estadual. O Republicanos já está no nosso radar, estamos conversando. O PP está mais distante porque o Carlinhos Borboleta (ex-prefeito) também se declara pré-candidato.

E a chapa de vereadores?

As nove vagas para homens já estão preenchidas no PL. Resta quatro das cinco vagas para mulheres. O Novo e o DC ainda têm vagas para homens e mulheres. Temos até 30 de março para preencher. Já em 21 de abril o PL fará um movimento na Câmara para chamar a sociedade, apresentar propostas, falar sobre a direita no Brasil.

Quais sãos os demais nomes colocados nessa fase pré-eleitoral?

Tem o vice-prefeito Fabinho (PSD), que é pré-candidato natural com apoio do prefeito Wanzete. Tem o ex-prefeito Carlinhos Borboleta (PP). Tem o Ivan Paganini (PSB), que se intitula o pré-candidato do governador. Ele (Ivan) é o candidato que mais depende de um apoio direto do governador Casagrande, que não ventilou nada, mas que deve trabalhar alguma frente que não seja a minha, pois o PL é adversário. A minha candidatura é de oposição a Casagrande em termos partidários, quanto à pessoa dele nada a reclamar. A população o reelegeu e a gente tem que respeitar.

“Minha pré-candidatura é de oposição a Casagrande em termos partidários”

Essa postura de oposição pode criar dificuldade para Domingos Martins numa eventual gestão Edu?

Não tenho nenhuma preocupação. O primeiro movimento que o governador faz após as eleições municipais é convidar os prefeitos eleitos para um almoço. Ali quebra qualquer dificuldade que possa ter surgido na campanha. O Estado, quando vai se apresentar nacionalmente, vende Domingos Martins, por causa de nossas belezas naturais. Acredito que não vai haver essa distância nem por minha parte, nem pela do governador.

Você citou que a pré-candidatura do vice-prefeito Fabinho conta com apoio do prefeito Wanzete Kruger. O Fabinho está preparado?

Ele tem três mandatos como vice-prefeito. Tem experiência. Mas, Fabinho é a continuação de um vício, um sistema que existe há anos. E em Domingos Martins a gente precisa renovar. Precisamos usar mais a tecnologia a nosso favor. A gestão Wanzete/Fabinho é uma gestão de 2005. Nós estamos em 2024 com muitos desafios. Mesmo tendo voz ativa na gestão de Wanzete, Fabinho não tem conseguido fazer movimento para melhorar o município.

“Fabinho é a continuação de um vício, um sistema que existe há anos”

Qual sua avaliação sobre o ex-prefeito Carlinhos Borboleta?

Tenho uma boa relação com o ex-prefeito (Borboleta). Só que em termos de gestão ele e sua equipe deixaram a desejar. A prova disso é que no governo dele nada se fez de diferente em relação a gestão anterior de Wanzete. Ele nem se lançou candidato à reeleição na época.

E o ex-prefeito Ivan Paganini?

O Ivan Paganini também foi reprovado nas urnas. A última gestão dele já faz 24 anos, não sei se está atualizado. Tem o irmão dele (Edson Paganini – PATRI) que faz excelente trabalho na Câmara Municipal, mas para o executivo é outra coisa. Não vejo esse preparo ainda para o vereador. 

Você se sente mais experiente do que os citados, todos ex-prefeitos, além do atual vice?

Sou um empresário do ramo de alimentação num distrito menor, num espaço menor, mas, que tem muitos clientes. A minha empresa é muito saudável, conhecimento de gestão eu teria, porque não é muito diferente administrar um orçamento público de um privado. Tem 37 anos que eu convivo com pessoas, isso gera uma facilidade. O prefeito tem que estar sempre de braços abertos para receber as demandas e as pessoas.

Queremos fazer uma gestão do diálogo, da experiência e do conhecimento técnico. Tive dois mandatos como vereador e como presidente da casa fui ordenador de despesa. Meu grupo não é muito grande de compromissos políticos e estarei bem à vontade para escolher as melhores peças. Eu estou melhor preparado neste sentido porque não tenho acordos a fazer, diferente dos outros candidatos.

E seus nomes para vice-prefeito?

Não podemos precipitar um nome que depois não venha a ser bem aceito junto à população. Uma das intenções de nosso grupo é colocar os nomes em avaliação, cerca de três ou quatro, numa pesquisa em abril.

Quais os pontos altos e os baixos da economia de Domingos Martins no seu ponto de vista?

O turismo é um ponto alto que pode ser bem mais aproveitado. Na agricultura somos o segundo maior produtor da Ceasa. Mas, há um êxodo rural muito grande, com jovens indo para a sede e Grande Vitória. Há famílias inteiras saindo também, vendem suas propriedades, compram na área urbana e se deslocam. E isso nos preocupa. Precisamos de ações que minimizem e o município pode proporcionar isso através da Secretaria de Agricultura.

E pessoas da Grande Vitória e de fora que estão vindo, tanto para zona rural como área urbana. Isso é bom?

Pode ser bom, mas o município não tem infraestrutura e precisa de planejamento. Dos novos moradores que vêm da Grande Vitória, vejo pessoas influentes, com situação bem resolvida, com índice alto de conhecimento que pode ser aproveitado melhor por nós. Inclusive posso montar um gabinete com pessoas experientes dentre esses novos moradores. No meu restaurante, recebo muitas pessoas que gostariam de opinar, de forma voluntária, só que não tem ninguém para ouvir.

Domingos Martins é conhecido no turismo. Onde a cidade já chegou e o que pode aprimorar?

Tem vocação, mas ainda não é um município turístico. Só temos gente na cidade quando são promovidos eventos. Isso é preocupante porque nosso comércio local, principalmente da sede, sofre. Não precisamos de eventos maiores, mas eventos de médio e pequeno porte para atrair um público que venha consumir aqui.

E já no primeiro mês do nosso mandato, vamos pensar a construção de um centro de eventos na sede, que tem boas áreas para isso. Também queremos trabalhar mais junto ao Sebrae para capacitar o comércio e o atendimento, que é bom, mas pode melhorar. E ainda criar a Casa do Turista, que será um centro de informações para os visitantes. 

“Vamos pensar a construção de um centro de eventos na sede”

Para lazer, cultura e entretenimento, quais são as propostas? 

Temos um espaço muito nobre do Hotel Imperador, que o Estado doou para o município. Ali funciona a Secretaria de Turismo e a biblioteca, mas é pouco. Queremos criar um espaço de esportes e cultura ali, e entretenimento para os jovens.

E para a economia rural, agricultura, avicultura e demais frentes?

A unificação da secretaria de Agricultura com a de Interior e Transporte. Isso daria mais estrutura e orçamento à secretaria de Agricultura, que passaria a cuidar da manutenção e pavimentação das estradas rurais. Hoje a secretaria de Agricultura só tem 1,5% do orçamento municipal. A fusão diminuiria a despesa e daria mais resultado. Pretendo também criar a Feira Agropecuária, que nunca tivemos aqui para expor nossos produtos e trazer fornecedores de máquinas e insumos para o nosso produtor rural ter acesso às inovações.  

O trânsito na sede é alvo de queixas. O que fazer para melhorar?

Fazer estudo para arrumar local para estacionamento e implantar novo modelo de fluxo. Há também essa dificuldade de trânsito em Paraju e temos ainda problema de estacionamento no centro de Pedra Azul, que precisa de atenção.

Sobre o aumento dos moradores em situação de rua em Campinho?

Isso é prioridade. Existem clínicas preparadas para abrigar essas pessoas. Chega até mim muitas famílias querendo a internação dos seus entes, mas como não tem via poder público, tem que ir para o privado. E é caro para a maioria das pessoas. A atual administração pode até tentar, mas não está conseguindo resolver essa situação. Será uma das prioridades da nossa gestão estabelecer convênio com clínicas para tratar dependentes de drogas lícitas e não lícitas.

Como anda a saúde no município e o que propõe?

No interior nós temos dois bons postos de saúde, o de Paraju e o de Pedra Azul, mas com poucos serviços ofertados. Vejo com muita necessidade ampliar esses serviços, incluir especialidades e pequenas cirurgias. Temos hoje um projeto que foi indicação minha que é o plantão médico de 7h às 19h para atendimento ao público. Mas só vejo clínico geral neste projeto. Poderia ter cardiologista, psiquiatra. É preciso ter atenção à saúde mental no interior, hoje só tem no atendimento na sede.

Dentro dos seus planos, tem alguma novidade em destaque?

Sim. A área da rodoviária poderá abrigar a nova sede da Prefeitura. Precisamos de uma nova sede moderna e estruturada para comportar gabinete, secretarias, auditórios, Câmara, tudo no mesmo espaço. A gente busca recurso para isso. E a área da rodoviária já pertence ao município. 

“A área da rodoviária poderá abrigar a nova sede da Prefeitura”

Como está a situação ambiental no município?

Muito desmatamento que está comprometendo a qualidade do ar. Temos que atrair negócios e pequenas indústrias não poluentes. Não sei se temos ainda o título de cidade do verde. Se perdemos, precisamos resgatar, porque isso é fundamental para nossa visibilidade. Domingos Martins também precisa entrar no circuito das empresas que têm de reflorestar para cumprir exigências ambientais.

“Domingos Martins também precisa entrar no circuito das empresas que têm de reflorestar para cumprir exigências ambientais”

Então, uma futura gestão vai estimular o reflorestamento?

Sim, incluindo de nascentes. Já perdemos muito tempo em não cadastrar e cuidar de nossas nascentes. Temos córregos que antigamente eram ponto turístico e hoje estão muito poluídos. Priorizar despoluir cascatas e córregos, como as de Goiabeiras, Tijuco Preto e Galo. Também vamos retomar a Feira do Meio Ambiente que há anos não acontece e com maior participação das escolas.

Domingos Martins deve receber no rio Jucu a represa reservatória de água para a Grande Vitória. Isso pode trazer benefícios?

Sim. Vamos sentar à mesa com a Cesan e colocar as nossas dificuldades. Vejo necessária essa represa, que também será mais um atrativo turístico. Mas, Domingos Martins não deve abrir mão dos seus direitos. Em relação à rede de esgoto, por exemplo, podemos estar provocando a Cesan a implantar rede de esgoto 100%, despoluindo córregos. Nossa gestão estará de olho na questão do esgoto.

E a oferta e qualidade da água?

Campinho precisa de uma estação de tratamento de água. Santa Isabel, Marechal Floriano e a sede (Campinho) estão crescendo muito e são todas atendidas pela estação de Marechal. E Pedra Azul tem escassez de água, precisa de um estudo para adotar ações e resolver o problema.

“Campinho precisa de uma estação de tratamento de água”

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Saúde

»

02.04.2025

Sesa reforça a importância dos cuidados com a saúde durante o outono

Cidades

»

02.04.2025

Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas

Carnaval 2025

»

02.04.2025

Sorteio definirá a ordem dos desfiles do Rio Carnaval 2026 em abril

Carnaval 2025

»

07.03.2025

No adeus de Neguinho, Beija-Flor é campeã do Carnaval de 2025 no Rio de Janeiro

Carnaval 2025

»

28.02.2025

Boa Vista é campeã do Carnaval de Vitória com homenagem a Sebastião Salgado

Carnaval 2025

»

22.02.2025

Carnaval de Castelo 2025: Sete dias de Folia com Blocos de Rua, Show Nacional e diversão para toda a família

Saúde

»

20.02.2025

Deputado propõe política para pessoas com TDAH

Cidades

»

20.02.2025

Governo do Estado lança Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025

Cidades

»

20.02.2025

Novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora começa a ser apresentado para prefeitos do estado

Carnaval 2025

»

20.02.2025

Lavagem da Sapucaí completa 15 anos neste domingo (23)

Carnaval 2025

»

18.02.2025

Conheça os módulos em que atuarão os jurados no Rio Carnaval 2025

Agronegócio

»

11.02.2025

Café capixaba conquista o paladar Europeu: uma história de sucesso e superação

Carnaval 2025

»

10.02.2025

Liesa divulga os jurados para os desfiles competitivos do Rio Carnaval 2025

Futebol

»

03.02.2025

Bruno Henrique brilha e Flamengo conquista Supercopa do Brasil

Carnaval 2025

»

03.02.2025

Cerca de 58 mil pessoas prestigiam segundo dia de ensaios técnicos do Rio Carnaval

Carnaval 2025

»

31.01.2025

Ensaios técnicos na Sapucaí continuam neste sábado (1º)

Carnaval 2025

»

27.01.2025

Retorno dos ensaios técnicos do Rio Carnaval reúne 40 mil pessoas no Sambódromo

Carnaval 2025

»

23.01.2025

Sábado: Sambódromo abre as portas para ensaios técnicos do Carnaval 2025

Carnaval 2025

»

23.01.2025

De fantasia a ingressos: tudo o que você precisa saber para curtir o Carnaval de Vitória

Carnaval 2025

»

17.01.2025

De estádio à Reta da Penha: desfiles das escolas de samba do ES já passaram por 6 lugares

Cidades

»

15.01.2025

Toninho começa cumprir promessas de campanha e anuncia show nacional para o dia 25 em Marataízes

Economia

»

15.01.2025

Produção industrial capixaba cresce 1,4% nos últimos 12 meses

Cidades

»

15.01.2025

Ferraço celebra modernização do Aeroporto de Cachoeiro como marco para o desenvolvimento regional

Cidades

»

15.01.2025

Governo do Estado investe R$ 76 milhões e dá início às obras do Aeroporto de Cachoeiro

Geral

»

09.01.2025

Presidente Lula critica Meta e convoca reunião após decisão da empresa. Assista

Educação

»

09.01.2025

Retrospectiva 2024: educação capixaba destaca com ações de apoio psicossocial e combate à evasão escolar

Carnaval 2025

»

07.01.2025

Confira o calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba

Carnaval 2025

»

02.01.2025

Carnaval 2025: Conheça a ordem dos desfiles das escolas de samba do RJ

Economia

»

27.12.2024

Sicoob ES distribui mais de R$ 200 milhões de juros sobre o capital aos associados

Clima

»

27.12.2024

Confira a previsão do tempo para esta sexta e para os próximos dias no Espírito Santo

Viagens

»

27.12.2024

Guarapari entre os 5 destinos imperdíveis no Espírito Santo para colocar na lista de viagens em 2025

Geral

»

18.12.2024

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão-baú na BR-101, em Rio Novo do Sul

Política

»

18.12.2024

Após vexame, Victor Coelho (PSB) acata pedido de Ferraço e envia para Câmara projeto para adiar aumento do IPTU em Cachoeiro

Cidades

»

09.12.2024

R$ 38 milhões: Governo do Estado inicia reurbanização de trecho da orla de Vila Velha

Agricultura e Pecuária

»

09.12.2024

Entenda como ficam as exportações agrícolas após acordo Mercosul-UE

Economia

»

09.12.2024

PIB do Espírito Santo cresce em todas as bases de comparação no 3º trimestre de 2024

Agricultura e Pecuária

»

29.11.2024

Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo

Geral

»

29.11.2024

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

Economia

»

29.11.2024

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

Esporte

»

27.11.2024

Governo do Estado lança nesta quarta-feira (27) votação popular para escolha do ‘Atleta do Ano 2024’

Geral

»

27.11.2024

Polícia Federal diz que golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército e da Aeronáutica

Black Friday

»

27.11.2024

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Polícia

»

19.11.2024

PF prende militares suspeitos de planejar golpe de Estado e execução de Lula

Economia

»

19.11.2024

Empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em 10 anos, diz pesquisa

Uncategorized

»

19.11.2024

Atleta martinense de taekwondo conquista medalha de prata nos Jogos da Juventude

Geral

»

19.11.2024

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Geral

»

19.11.2024

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Jogo da Verdade

»

14.11.2024

À Rádio Cultura, Toninho Bitencourt divulga nome de futura secretária de Saúde de Marataízes

Cidades

»

11.11.2024

Morre Helle’Nice Ferraço, ex-secretária de Educação de Cachoeiro

Cidades

»

06.11.2024

Guarapari pode se tornar a “Capital Estadual das Praias”