Ouça a Rádio Ao Vivo

Ensaios técnicos começam na Sapucaí com esquema especial

Arquibancadas abertas para cariocas e turistas, que poderão assistir gratuitamenteDivulgação / Rio Carnaval

Rio – O governo estadual montou uma operação integrada para os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, neste fim de semana, para oferecer segurança e facilidade de acesso aos foliões. As agremiações da Série Ouro se apresentam ao público neste sábado (6), com União do Parque Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá. No domingo (7), será a vez do Grupo Especial, e a Porto da Pedra e Mocidade vão mostrar uma parte do que pretendem levar para os desfiles. 

A Polícia Militar vai atuar com sistema avançado de videomonitoramento, incluindo câmeras de reconhecimento facial e drones para o esquema especial de patrulhamento e fiscalização. Equipes dos 4º BPM (São Cristóvão) e 5º BPM (Praça da Harmonia), junto com agentes de unidades especiais, também estarão presentes no evento. A ação contará com um carro-comando da corporação na avenida, equipado com uma torre de observação com quatro câmeras alinhadas ao sistema de reconhecimento facial, amplitude de 360º e um drone com a mesma tecnologia de identificação.

No evento, equipes educativas do Programa Lei Seca vão realizar, a partir das 18h, ações educativas com o objetivo de conscientizar os foliões sobre a importância de não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já a Cedae, por sua vez, vai disponibilizar dez aguadeiros com 60 bombonas de água por dia ao público, cada uma com 11 litros, das 8h à meia-noite.

Além do efetivo dos quartéis da área, o Corpo de Bombeiros vai atuar preventivamente com motolâncias e ambulâncias para acompanhar os ensaios. Com isso, garantirá o primeiro atendimento ao público em caso de emergências.

Metrô estende horário de funcionamento

O MetrôRio funcionará em horário estendido, a partir deste domingo (7), até meia-noite, nas estações Central do Brasil e Praça Onze para atender o público que vai acompanhar os ensaios técnicos no Sambódromo. O esquema será adotado também nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

As demais estações fecharão normalmente, às 23h, aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.

Já nas apresentações das escolas da Série Ouro, que acontecem aos sábados, o horário de funcionamento de rotina será mantido, das 5h à meia-noite, exceto no dia 20 de janeiro. No Feriado de São Sebastião, a operação será até as 23h, como o funcionamento de costume aos feriados.

O funcionamento do metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado. Já no domingo, o horário será das 7h às 22h30.

Já a circulação de trens da SuperVia será mantida conforme a grade normal.

fonte https://odia.ig.com.br/

Confira mais Notícias

Conheça os jurados do Carnaval 2024 do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: veja o horário do desfile de cada escola de samba

Veja todos os desfiles vencedores na Sapucaí desde 1985

Liga RJ abre venda de ingressos online para desfiles da série Ouro do Carnaval de 2024

Carnaval 2024: foliões desafiam a chuva no Rio em sábado de blocos como Cacique de Ramos e Desliga da Justiça

Sambão do Povo: avenida fechada para veículos para montagem do carnaval

Blocos oficiais do Rio começam a desfilar no sábado e se unem aos ‘não-oficiais’; veja lista

Rio terá 453 desfiles no carnaval de rua em 2024; 10 megablocos estão na lista da Riotur