Na próxima sexta-feira (26) será realizada a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, por meio da Campanha Campo Limpo, em Marechal Floriano. O produtor rural que levar as embalagens vazias de defensivos, receberá um Equipamento de Proteção Individual (EPI), para ser usado durante os trabalhos nas lavouras.
A coleta ocorre no Centro de Agronegócios, que fica no Posto do Café, em Marechal Floriano, das 07h às 09h. No mesmo dia haverá coleta de sangue – para quem desejar -, realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de hemograma e a análise da enzima ACETIL COA, que avalia o nível de imunidade das pessoas que trabalham com agrotóxicos.
Para realizar o exame de sangue, os produtores devem comparecer em jejum e trazer consigo a carteirinha de vacinação. Aqueles com vacinas em atraso terão a oportunidade de receber as doses necessárias.
A Campanha Campo Limpo é promovida uma vez por ano para atender os agricultores locais e viabilizar a retirada de embalagens vazias de defensivos agrícolas do meio rural e realizar a logística reversa. O projeto é da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Os produtores interessados devem levar as embalagens devidamente lavadas (tríplice lavagem – 3 vezes), com o fundo furado e ensacadas. Os organizadores informaram que no caso de caixas de papelão, é necessário que estejam abertas e amarradas. Não serão aceitas embalagens que contenham resíduos de agrotóxicos. É imprescindível seguir a legislação vigente.
Nesta campanha, todos os produtores que entregarem as embalagens vazias de defensivos receberão um Equipamento de Proteção Individual (EPI), doado pela empresa Ihara. O recolhimento ficará a cargo da empresa Casa do Adubo. Também será oferecido um café da manhã aos participantes. Qualquer dúvida, os interessados devem ligar para o telefone: (27) 3288-1215.
Texto: Bruno Caetano/ Foto: Freepik
fonte original do Montanhas Capixabas