Ouça a Rádio Ao Vivo

Domingos Martins recebe selo diamante em reconhecimento à transparência e governança no município

O município de Domingos Martins recebeu, na manhã de ontem (24), o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública. O selo é um reconhecimento ao desempenho da prefeitura no ano de 2023 em transparência e dados sobre as finanças e orçamento municipais, normas de proteção, participação social, entre outros critérios avaliados pelas instituições.

Em 2023, 29 municípios foram reconhecidos pelo selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública em 2023, divididos nas categorias: bronze, prata, ouro e diamante. Desses, 12 receberam o selo Diamante, entre eles Domingos Martins.

O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, enfatizou a relevância do trabalho em equipe na conquista do selo ao município e expressou sua gratidão aos institutos pelo reconhecimento. “Este é um momento crucial para nosso município. Se Domingos Martins está sendo reconhecido, é mérito de todos nós. A prefeitura não realiza nada sem uma equipe competente, honesta e dedicada ao trabalho”, afirmou o prefeito Wanzete Krüger.

A distinção ocorre anualmente baseada nos dados compilados pelo Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, desenvolvido pela entidade Transparência Capixaba. A metodologia empregada para este ranking está fundamentada nos princípios da Transparência Internacional – Brasil.

A controladora-geral de Domingos Martins, Márcia D’Assumpção, ressaltou a importância do recebimento do Selo Diamante. “É um reconhecimento do trabalho realizado todos os anos pelo Controle Interno, com as secretarias municipais, buscando a máxima transparência na administração municipal e estamos muito orgulhosos de estar entre os 12 municípios que receberam esse reconhecimento”, afirmou Márcia.

O Ranking de Transparência e Governança Pública também avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade. Dessa forma, são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento.

Estiveram presentes na entrega do Selo o diretor Administrativo da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Bruno Carvalho; o diretor de Gestão Pública ES em Ação, Fernando Saliba; a analista de Desenvolvimento e Projetos do ES em Ação e associada da Transparência Capixaba, Natallie Reikda; a controladora-geral de Domingos Martins Márcia D’Assumpção; a auditora interna Franciele Holz; e a auxiliar administrativa Anna Carolina Souza, da equipe da Controladoria Geral do município.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia